No garimpo de vinhos abaixo de 50 reais, um monastrell



O frio tem sido uma constante aqui em SP, então nada mais justo que mantenhamos o foco, na degustação daquela tacinha diária de vinho, o que certamente não será problema algum, não acham?
Minha escolha desta vez foi um representante do caráter envolvente da uva monastrell na expressão do terroir de Yecla, Espanha.

Para quem não sabe, a uva Monastrell autóctone da Espanha é conhecida mais pelo nome que a espécie é chamada na França, que é Mourvèdre, bastante utilizada no sul da França, apesar de que existam controvérsias, sobre se é, ou se não é, a mesma uva, uma coisa eu garanto, a expressão aromática é completamente outra, mas o terroir também é, assim permanece a questão…  A Monastrell é muito mais intensa em aromas frutados e florais com, toques de especiarias, enquanto que a Mourvèdre na minha forma de perceber, apresenta mais notas de couro e expressões animais, o que não é surpresa, tendo em vista sua tendência redutiva.
Então vamos ao vinho escolhido…
 

Castaño Monastrell Tinto


Bodegas Castaño
D.O. Yecla
País: Espanha
100% Monastrell.
Safra 2009

De cor rubi, apresentando halo aquoso, com alta intensidade de cor, muito expressiva e intensa, no nariz, franco, com aromas de amoras e ameixas, notas de pimenta do reino e nuances florais que não pude identificar. Na boca, macio, bom equilíbrio, acidez sem exageros e taninos redondos, mas que se mostram presentes.  Retro gosto de amoras doces, envolvidas com uma sutil pitada de pimenta, para brincar com seu paladar.  Nada de amargor,  um vinho bastante agradável, com presença e docilidade e que fará sucesso, entre os mais variados estilos de paladares.
Um adicional, eu já o testei em harmonizações e fiquei surpresa com a capacidade deste vinho, se quiserem um tinto, que vá com basicamente, a maioria dos pratos do dia a dia, escolham este.
Além de saboroso, um vinho muito companheiro.

Temperatura ideal de serviço: 14º a 16º
Preço: R$ 42,00

Importado pela Península Vinhos

Enoabraços,

Camila H. Coletti

0 comentários :