Entre os melhores vinhos até 100 reais, um rosé da Provence

Uma rosé da Provence sempre desperta atenções.

nº2-saint-martin-vinho-provence
nº2-saint-martin-vinho-provence-2-660
Seguindo na minha lista de melhores vinhos até 100 reais, mais um destaque e desta vez um vinho da Provence.
Desde a minha formação junto ao “Conseil Interprofessionnel des Vins de Provence”, sempre que tenho a oportunidade de degustar alguns deles, procuro aproveitá-la.
Desta vez descobri um delicioso rosé da Provence que indico aos amigos.
Um rosé da Provence sempre se destaca. A combinação das uvas utilizadas, associada ao terroir da região, causa um efeito muito diferenciado quando experimentamos seus atributos.
Na prova, eu degustei 3 vinhos e pensava que os 3 eram da Provence, degustei-os e de cara minha predileção recaiu sobre o 2º e o 3º.
Este que recomendo a vocês foi o segundo degustado, sobre o 3º falarei oportunamente.
Olhem que interessante, o primeiro também era um bom rosé, mas meus registros de rosés da Provence me diziam que algo estava fora de lugar e foi fato. Ao saber quais os vinhos da prova, na realidade o 1º não era um Provence, era um rosé claríssimo de aparência semelhante aos demais, também fresco, alegre, mas no entanto, outra região e um corte pouco usual na Provence.
Para quem se dedica a conhecer mais a fundo os vinhos da Provence é inevitável com o treino e o tempo esta sensibilidade para detectar um Provence, muito mais difícil é explicá-la.
Esta descoberta eu deixo aos amigos.
Vamos ao vinho…
Vinho rosé  da Provence elaborado com as uvas Grenache, Cinsault e Syrah. De tom salmon claríssimo (a foto não revela bem sua tonalidade) o vinho se revela frutado, com algo leve de floral ao fundo. Fresco com bela acidez e bem integrado, com aquele charme típico, inalcançável dos rosés de Provence que os diferenciam dos demais rosés, por melhores que sejam.
Vinho: Nº 2 de Saint-Martin
Domaine de Saint-Martin
A.O.C. Côtes de Provence
Provence - França
Safra: 2013
Álcool: 12,5°
Preço: R$ 89,00
Importadora: Chez France 
Belo preço para um rosé da Provence, não acham? 
Vejam as outras indicações de vinhos até 100 reais
Enoabraços,

Camila H. Coletti

0 comentários :