O Vinho e a taça, podemos criar mistério nisto?


Vale a pena ser rebelde nas questões dos rituais do vinho?
Tem um pessoal com necessidade de soltar travas e lidar com repressões e com isto quer quebrar regras para todo lado que olha, mas vamos ver o resultado final em algumas coisas práticas do universo do vinho?
Segurando a taça… 


nao-segurar-taa-vinho-vinhoedelicias

Costumamos dizer que sabemos quem não conhece nada de vinhos, pela forma como segura a taça, pois geralmente a segura pelo bojo e não pela haste, será frescura isto? Os irritados poderiam questionar, falar em  enochatos… preciosismos e blábláblás… afinal a taça é minha e eu seguro como quiser…calma… calma… você pode segurar como quiser, mas eu vou te mostrar umas coisas e tenho certeza de que depois irá concordar comigo.

O vinho para ser degustado se expressa melhor de acordo com a temperatura em que é servido, isto é simples de testar, basta pegar um vinho espumante e tentar tomá-lo à temperatura ambiente por exemplo na praia ao meio dia…não será uma boa experiência não é? Pois é, tal como a cerveja ele tem características que podem não se dar bem nesta ou naquela temperatura, mas estes detalhes ficarão para o próximo post, porque o assunto aqui não é temperatura e quando falamos de temperatura de vinhos, a coisa é bem mais complexa do que temperatura de cervejas, e além disso o assunto aqui é , como se segura a taça, de forma a trazer melhores benefícios à você
Se você segurar a taça de forma inadequada, como na imagem acima, vai passar sua temperatura aos poucos para o liquido  o que no caso do vinho é crucial, imagine um vinho espumante ou um vinho branco que são servidos via de regra com temperaturas inferiores a 10º, mas sua temperatura corporal é em torno de 37º, assim irá aos poucos elevando a temperatura do vinho e quem perde com isto será você mesmo, pois o vinho tem características individuais e para tirar o melhor dele, um dos recursos é utilizar o uso da temperatura ideal para aquele rótulo. Por exemplo, você sabia que quando um vinho tinto se mostra muito alcóolico, costuma-se serví-lo à temperatura mais baixa do que a usual para aquele estilo de vinho? A temperatura mais baixa “esconde” um pouco a presença do álcool, fazendo uma aparente correção no equilíbrio do vinho.

segurar-taa-vinhos-vinhoedelicias


Finalizando chega-se à conclusão de que a melhor forma de segurar a taça sem que isto interfira na sua temperatura é segurando pela haste, para que o vinho não esquente, assim você ficará mais tempo com o vinho na temperatura ideal, vantagem para você, certo?






Quantidade de vinho na taça…


42-15966086
O vinho deve ser servido até no máximo a medida mais gordinha do bojo da taça, numa taça tradicional o que geralmente é abaixo da metade da mesma e por dois motivos, um seria o mesmo anterior, pois quanto mais vinho, maior a probabilidade de que ele perca a temperatura na taça, sob influência da temperatura ambiente.  
taa-vinhos-tintos-vinhoedelicias

Outro fator importante é ter espaço para que se possa rodar o vinho para ajudar a oxigenação e a liberação dos aromas, que implicarão diretamente no sabor dele e portanto no prazer que ele trará a você, mais uma vantagem para você.
Aposto que agora que você entende, o porquê de se segura na haste da taça e o porquê de servir pouco na taça, você colocará isto em prática, não é?

Pois percebeu que não é questão de frescura, e sim de valorização do produto que você mesmo comprou e que quer aproveitar ao máximo, e se você não quer respeitar estas pequenas regrinhas o prejudicado pela suposta “rebeldia” ou “inovação”, como queira chamar, será você mesmo…o que diga-se de passagem não será vantagem alguma, certo?
Se o prazer da inovação te trouxer prejuízo, no computo final você dançou, pois jogou seu dinheiro fora e ainda teve o pior do produto adquirido.

Muitas vezes as coisas são impostas por isto elas acabam criticadas, mas quando podemos entender o porquê delas tudo fica mais bonito, como a vida deve ser…rs…

Então tim-tim!!! Curta seu vinho sua cia e seu dia!
Enoabraços


Camila H. Coletti – Vinho e Delícias

1 comentários :

Estofaria Selau disse...

Adorei Camila!

Já sabia que deveria segurar pela haste... mais nunca tinha tido uma explicação tão rica em detalhes!

Obrigada!

Fernanda