Queijos e Vinhos: Estudos Práticos com resultados interessantes – Parte 1

vinho-queijo
Fui convidada a desenvolver um estudo prático  de harmonizações, com todo o  catálogo da importadora Península,  algo em torno de 130 vinhos, estou desenvolvendo um Portal de Receitas Harmonizadas para a empresa,  logo vocês terão notícias deste projeto, mas no momento  e no embalo, aproveitando os vinhos, que estão sendo disponibilizados para a minha degustação e análise,  darei sequência à um estudo que já havia iniciado anteriormente,  da dificílima arte de harmonizar Queijos e vinhos, será uma belíssima oportunidade pois estou podendo fazer testes de verdade, porque numa degustação de queijos e vinhos, não temos tantos vinhos assim e menos ainda,  estamos em condições de análise, queremos mais é nos divertir, e confraternizar com os amigos, não é?

Como todos enófilos sabem, harmonizar queijos e vinhos é muito mais complexo do que um leigo imagina, a não ser que se queira terminar a noite com sua boca se contorcendo, com o sabor do fel, porque vai amargar sim, é o que acontece com a maioria dos vinhos.
Estive recentemente num evento e lá muitos queijos e obviamente vinhos…que desastre, nunca havia tido a experiência de degustar vinhos que se antagonizassem tanto com queijos, não havia teoria que desse certo.
Na realidade queijo e vinho se estuda é na prática mesmo, a teoria serve para o embasamento inicial, ou seja a preparação do material para os testes,  a oportunidade de desenvolver um bom estudo mais amplo e prático é bastante rara, por isto irei dividir com os colegas esta experiência.
Este estudo contará de muitas fases pois são muitos vinhos e em todos os testes estou incluindo a bateria de queijos que escolhi para este estudo que são os queijos básicos presentes na maioria dos queijos e vinhos.
  1. Queijo Minas frescal
  2. Mussarella ou Mozzarella
  3. Ricota Defumada temperada
  4. Gouda
  5. Gruyère
  6. Provolone
  7. Gorgonzola
  8. Parmesão
  9. Reino
  10. Brie
Em linhas gerais sabemos que para errar menos, o ideal é harmonizar a maioria dos queijos com vinhos brancos, não é? Mas e aquela vontadezinha de um tinto? Difícil… afinal num queijo e vinho geralmente reunimos os amigos e montamos uma boa quantidade de queijos, ficar no branco pode ser decepcionante para muita gente, especialmente para os apreciadores novatos do vinho, porque a maioria inicia sua incursão no universo vínico pelos vinhos tintos, que parecem exercer um fascínio maior sobre os iniciantes.
Para facilitar o entendimento, irei inicialmente falar dos queijos que escolhi, pois sãos os queijos mais usuais aqui em nosso país, eu acredito que devamos começar por eles, depois poderemos voar um pouco mais, e até tirar outras conclusões a partir destes, por grupos de estilos de queijos,  de qualquer forma estes queijos são bem representativos dos grupos que temos à disposição no Brasil.
Aguardem o próximo post, e fiquem ligados vou ter muitas novidades neste campo das harmonizações.

Enoabraços,

0 comentários :