O primeiro Master of Port do Brasil


Já temos aqui no Brasil, nosso primeiro “Master of Port”, que pela competência nos conhecimentos sobre vinho do Porto, e pela qualidade na execução  das provas de serviço, foi agraciado, além do título inerente à conquista,  com uma viagem à Portugal, com direito a um estágio de uma semana numa vinícola do Porto.

Dentre os 7 semifinalistas, o premiado foi o sommelier  Jean Carlo Medeiros, excelente profissional atuante como sommelier no restaurante Hermengarda de Belo Horizonte.

Todo este trabalho é resultado do sonho de um sommelier português premiado na Europa e com formação de mestre em sommellerie, o que o habilita a formar sommeliers pelo mundo: Professor José Carlos Santanita, da Wine Senses e da  Wine Academy Portugal que trouxe ao Brasil, a formação de expert em vinhos portugueses (Portugal Wine Expert) e já formou inúmeros profissionais premiando os primeiros lugares com uma viagem de estudos à Portugal.

Por falar nisto, qual é o curso aqui no Brasil que oferece algum premio para o primeiro classificado? Eu mesma na minha formação profissional obtive a maior nota da turma e não recebi ao menos parabéns, acredito que nem tenham se dado ao trabalho de observar quem foi a melhor nota da turma, e é de pequenos detalhes que se constrói qualidade e dedicação no ensino e no aprendizado. Tem pessoas que só valorizam aqueles que já são “oficialmente reconhecidos” e tem pessoas que descem de seus pedestais para ajudar a construir os futuros “oficialmente reconhecidos” prestando atenção neles antes da escalada, ajudando-os na realização e no alicerce desta meta. Estes são os verdadeiros PROFESSORES.

O Curso ofereceu condições aos profissionais de reciclarem e aperfeiçoarem seus conhecimentos no tema, tanto que a diferença de pontuação entre os 3 candidatos finalistas foi mínima, a definição final foi apenas por pequenos detalhes na atuação prática, porque os 3 candidatos são profissionais estudiosos e dedicados e estavam muito bem preparados, tanto que José Carlos Santanita irá lutar pela possibilidade de premiar com a viagem também o competente finalista que ficou no segundo lugar por uma diferença mínima de pontos, Rodrigo Pimenta sommelier responsável por um dos restaurantes Varanda Grill, como aconteceu também no 1º Portugal Wine Expert que premiou com a viagem o primeiro e o segundo lugar. Ainda não está confirmado mas as expectativas são grandes e as possibilidades também.
Fica aqui meus parabéns à este formador de especialistas, ao dedicado Professor José Carlos Santanita,  que não visa lucros em seus cursos e sim qualidade de ensino e sabe reconhecer e estimular aqueles que buscam o conhecimento, com esforço e dedicação.

Um adendo para quem não acompanhou a divulgação deste curso e concurso, para participar foi cobrado apenas R$200,00 e foram degustados nada mais do que uma somatória de R$ 10.000,00 em vinhos do Porto. Na minha opinião toda a informação, aprendizado e oportunidade de degustar estes vinhos, por si só já foi um belíssimo prêmio…

Olhem abaixo os vinhos de uma das provas da semifinal com um queijo meia cura  da Aveleda, ainda inédito no Brasil. Dá pra ser feliz não dá?
Aproveito para parabenizar o Rodrigo Mammana, com seu ilustre 3º lugar, pois Rodrigo não exerce a profissão de sommelier, portanto não tendo a prática necessária para um concurso dentre profissionais atuantes, mesmo assim, chegou à final bravamente, pelo seu vasto conhecimento em vinhos e pela dedicação e vontade de ampliar este conhecimento.  Rodrigo Mammana é presidente da SBAV.
Vejam no próximo post alguns momentos do Concurso em imagens.
Semifinal e Final

Enoabraços,

Camila H. Coletti

2 comentários :

mundusvinus disse...

Camila,

Muito parabéns por essa postagem que agrega dos mais variados acontecimentos!

E´essencial reportar os reais detalhes que negativos ou não imperam em um evento tão importante.

Gostaria de ver sempre postagens assim, faz todo sentido para mim!

E Sucesso na sua colocação de notas que tu consigas atrav´s disso participar -nos o seu conhecimento!

Um beijo.

Sucesso & Bons Relacionamentos!

Nádia Jung.

mundusvinus disse...

Camila,

Muito parabéns por essa postagem que agrega dos mais variados acontecimentos!

E´essencial reportar os reais detalhes que negativos ou não imperam em um evento tão importante.

Gostaria de ver sempre postagens assim, faz todo sentido para mim!

E Sucesso na sua colocação de notas que tu consigas atrav´s disso participar -nos o seu conhecimento!

Um beijo.

Sucesso & Bons Relacionamentos!

Nádia Jung.