Entenda definitivamente as três novas grandes regiões do Chile


Tendo como guia Jorge Lucki, o maior crítico brasileiro de vinho, fomos introduzidos ao conhecimento, sobre, as três novas regiões do Chile.  Durante a Master Class do 3º Tasting Wines of Chile em São Paulo, Jorge Lucki,  explanou sobre as três novas grandes divisões, que englobam e não inviabilizam as regiões já conhecidas do Chile, que continuam a determinar as denominações de origem, com seus terroirs  específicos.
Jorge explicou, que esta nova divisão, geral, tem por objetivo facilitar a vida do consumidor final,  contribuindo para que possa ter, alguma noção, sobre as influências das regiões e com base nestas informações, selecionar os vinhos, de acordo com suas preferências pessoais.
Falando em marketing, este é um ponto muito importante, eu tive uma experiência recente neste sentido, conversando com pessoas,  em um evento aberto ao consumidor final, onde isto ficou para mim muito evidente, veja um exemplo,  há aqueles que adoram vinhos com expressão olfativa intensa, com notas por exemplo, de muitas frutas e flores, e por outro lado, há os que atem suas preferências,  em uma expressão olfativa mais discreta, menos perfumada, mais seca,  voltada por exemplo às leves notas minerais e isto tem muito a ver com as condições regionais, de onde o vinho provém.

Seguindo então no tema:
O Chile tem delimitações  bem diferenciadas, por um lado, a oeste, o Oceano Pacífico e por outro, as Cordilheiras dos Andes, que define sua divisa a leste. Suas terras se estendem ao longo desta estreita e longa extensão, o que define influências bastante específicas na costa, pela proximidade com o oceano e influências oriundas da proximidade com as cordilheiras, diferenças significativas de altitude e de temperaturas.
Observe o mapa:

mapa-3-novas-regioes-chile-vinho-e-delicias
Para baixar o mapa basta clicar sobre ele e salvar.
São 3 definições de cores, o azul, definindo as áreas de vinicultura na orla em proximidade com o Oceano Pacífico, do lado oposto, as áreas em laranja, referem-se às áreas de vinicultura mais próximas à Cordilheira dos Andes, e entre elas as áreas em verde que definem a região intermediária.
Como podem ver as Denominações de Origem, (D.O.) continuam demarcadas e válidas, mas foram definidas 3 macro  divisões com base nas grandes influências regionais.  Para o consumidor, haverá mais simplicidade e facilidade para que escolha seus vinhos, com base nas características básicas de cada uma das 3 regiões, muito mais simples do que ter que aprender, sobre todas as denominações de origem.

Com base no explanado acima ficou fácil de entender e guardar os nomes das 3 regiões, ilustrei para ficar mais claro para os iniciantes, são elas:

Costa 

– Região anexa ao Oceano Pacífico, ponto zero de altitude, que sofre a influência fria, muito fria da corrente de Humboldt. Abaixo uma imagem apenas para ilustrar a ação das correntes de Humboldt que esfriam o mar e a costa Chilena.

corrente-humboldt-vinho-e-delicias

Andes 

– Região anexa à Cordilheira dos Andes, tendo como ponto mais alto, na região chilena, o Pico Ojos del Salado, um extrato vulcão considerado o mais alto do mundo, sendo referenciada, como a mais alta montanha do Chile (6.893m)

ojos_del_salado_andes_chile
O Pico Ojos del Salado – Cordilheira dos Andes

Entre Cordilheiras 

– Região intermediária entre as duas anteriores, Costa e Andes.

Chile_Santiago-netA Cordilheira dos Andes e a capital, a cidade de Santiago.
Seguindo então do mar para o interior temos:

Costa – Entre Cordilheiras – Andes

Sob a escolha representativa de vinhos das regiões, elaborada  por Jorge Lucki, fizemos os testes em especial com 3 Sauvignons Blanc, e as diferenças foram muito significativas, foi incrível observar as nítidas influências das características de cada uma das regiões.

Falarei posteriormente sobre esta comparação, ou esta postagem ficará gigantesca e cansativa.

Estando a  ideia que queria passar construída, aproveito para sugerir aos amigos, na parte prática do conhecimento, uma delícia, como o nome deste veículo pede, Vinho e Delícias, sugiro a brincadeira, da descoberta de vinhos das  três regiões:
Que tal buscar vinhos, de uma mesma uva e faixa de estilo e liberar sua capacidade sensorial, para observar as diferenças, será certamente, uma enriquecedora e deliciosa experiência.

Não posso encerrar sem agradecer ao Jorge Lucki pela belíssima escolha de vinhos e pela aula com explanação clara, bem como, as suas intervenções sempre elucidativas, e também, salientar e parabenizar, a impecável organização do evento, pela Alessandra Casolato, que tal qual no evento anterior, o Grandi Marchi, dá uma amostra de sua competência e seriedade, parabéns aos envolvidos na realização destes projetos.

Serviço:Master Class do 3º Tasting Wines of Chile
Hotel Unique – São Paulo
Organização: Alessandra Casolato – www.ch2a.com.br
Wines of Chile: www.winesofchile.org

Enoabraços,

0 comentários :