Os vinhos envolventes da Vini Vinci

Vinhos cativantes e envolventes pedem, que tenhamos tempo para descrevê-los com calma. Hoje falarei de vinhos que tive a oportunidade de conhecer na Vini Vinci, são muitas as opções de vinhos trazidas por esta importadora e muito interessante suas variadas escolhas, selecionei para apresentar aqui alguns, que tive a oportunidade de degustar e que apreciei especialmente.
Começarei como gosto, sempre que possível, inicio com champagne ou com a uva Riesling, uma das minhas prediletas uvas brancas, neste dia abri os serviços com Riesling


Alemanha

Nesta categoria selecionei dois vinhos do Mosel

  • Wehlener Sonnenuhr Selbach-Oster
    Riesling Kabinnett 2008

    Impressionante mineral associado a notas de mel e traços que lembram tamarindos, adoro, logo vocês notarão minha paixão por frutas exóticas, uma das minhas coleções sensoriais. Na boca meio doce, classificarei assim, porque não usarei o termo suave, definido no catálogo da importadora, pois aqui no Brasil, o termo é pejorativo, associado aos vinhos populares de mesa, de uvas não vitiviníferas, assim, meio doce, com deliciosa e instigante combinação de acidez e doçura. Um espetáculo.
  • Wehlener Sonnenuhr Selbach-Oster
    Riesling Auslese 2003
    No nariz mais complexo, com muita presença mineral, notas de mel e frutas , na boca vinho doce, apresentando uma belíssima acidez capaz de contrabalançar a envolvente doçura, resultando num incrível brinde aos sentidos.


Chile


Nesta categoria não degustei muita coisa, pois foi quase impossível abandonar o stand da Viña Errazuriz, da qual assinalarei quatro vinhos muito interessantes, vinhos de caráter e intensidade de proposta, do mais simples ao mais complexo.

  • Errazuriz – La Cumbre Shiraz 2006
    Um vinho 100% Shiraz, intenso potente, com aquele predomínio de pimenta do reino, notas de “casas de especiarias” e algo herbal, apresentando taninos que mostram a que vieram, porém bem aparados e elegantes.
  • Errazuriz – Kai Carmenère 2008
    Vinho com 100% de Carmenère, muitas especiarias, algo picante, e sedutor chocolate, não estou falando de notas de cacau, ou chocolate amargo e sim de chocolate ao leite, que neste vinho apresenta-se de forma deliciosa. Taninos potentes, mas, redondos. Um vinho robusto, intenso e de caráter.
  • Errazuriz – Dom Maximiano Founder’s Reserve 2007
    Este vinho é algo indescritível, de uma sedução espetacular, os aromas são muito completos, onde se pode salientar traços de ameixas, presença de cedro e ao final notas florais. Na boca aquele ataque macio aveludado, mas potente, com taninos de forte presença, mas com a elegância que se espera, de um grande vinho. Um primor, quase impossível largar a taça. Veja a análise completa deste vinho, no link acima, ou AQUI

Para finalizar da mesma Errazuriz, um vinho doce, perfeito para o dia a dia.

  • Errazuriz Late Harvest Sauvignon Blanc 2010
    Um levíssimo Sauvignon Blanc de colheita tardia, com muita expressão aromática, coisa que me fascina, com mel e frutas tropicais, numa elaboração, que conseguiu preservar a acidez Ao mesmo tempo, em que desenvolveu a doçura do estilo. Um vinho fácil e adorável.

Tenho várias outras estrelas da Vinci, degustadas nesta ocasião, mas para que a postagem não fique cansativa e longa demais, deixarei alguns vinhos para um próximo papo.

O evento foi delicioso, como os vinhos, recepção perfeita, organização impecável, parabenizo os organizadores do evento.

Enoabraços,

Camila H. Coletti

0 comentários :