Os meus melhores vinhos italianos do ano


Este foi um ano de muitos vinhos e muitas descobertas, o finalizo, com um belo saldo de aprendizados, e entro em 2014,  com uma  bagagem interessante, neste universo vínico, universo do qual, serei infinitamente aprendiz, mas que a cada ano, me abre novos e surpreendentes horizontes.
Pensando em fazer uma lista dos melhores do ano, cheguei a conclusão de que seria ato quase impossível, pois degustei muitos vinhos excepcionais, então farei diferente, falarei de alguns países, que me ofereceram mais possibilidades de descobertas, aqui no Brasil, assim, inicio pela Itália, país farto em delícias.
Dei uma revisada nas minhas anotações e selecionei 10 vinhos como especiais, me sentindo injusta, com diversos outros, pois bons vinhos italianos é o que não falta, e foram muitos os bons vinhos degustados, ao longo do ano.
Faço uma ressalva, pois observo muitas confusões no que se refere à “gosto pessoal”, então irei explicar aos amigos a minha técnica de escolha.
Em listas de recomendações como esta, eu aplico o gosto pessoal, somente após ter selecionado os vinhos, por equilíbrio e qualificações organolépticas.  Posso nesta lista, ter pontuado vinhos, com 95 pontos ou mais, pois a meu ver atendiam às qualificações necessárias para tal,  e no entanto, escolher pelo meu gosto, vinhos que teriam 89 ou 90 pontos. Percebem a diferença?

Uma coisa é uma pontuação técnica, e neste caso valerá a melhor pontuação, outra é escolha pelo gosto pessoal, é aqui que entra a confusão dos leigos no tema, pois se pontua um vinho por qualificações de diversos itens e não por gosto pessoal.

Sempre pontuo pelas qualidades e equilíbrio e depois sim, em listas pessoais, como esta, que divido com os amigos, eu escolho pelo meu “gosto pessoal”, após selecionar os equilibrados, escolherei os que mais me agradaram, foi o que fiz nesta lista, falando de outra maneira, estes sãos os vinhos que gostaria de ter à minha disposição na minha adega pessoal.

Os vinhos estão citados, sem ordem de pontuação.
Fica então, a minha listinha dos melhores vinhos italianos e se tiverem a oportunidade de conhecer alguns deles, não a percam, pois são vinhos, cada um dentro do seu estilo, maravilhosos.


Vinhos brancos:

  • Planeta Chardonnay 2010 Planeta Winery – Interfood
  • Trebbiano d’Abruzzo Marina Cvetic 2010 – DOC Abruzzo
    Masciarelli – Mistral


Vinhos tintos:

  • Bolgheri Sassicaia 2009 – Tenuta San Guido - Ravin
  • Baia al Vento 2008 – DOC Bolgheri Superiore
    Ambrogio e Giovani Folonari Tenute - Cantu
  • Guado al Tasso 2009 – DOC Bolgueri Superiore
    Marchesi Antinori – Wine Brands
  • Il Pareto 2009 – Toscana IGT
    Ambrogio e Giovani Folonari Tenute – Cantu
  • Amarone della Valpolicella Costasera 2008 – MASI – Mistral
  • Cannonau di Sardegna Costera 2009 – Sardegna
    Argiolas Winery – Vinci 

Vinhos doces


E finalizo pelo indescritível néctar da longínqua Ilha de Pantelleria, onde origína-se,  um dos melhores vinhos doces do planeta.
  • Ben Ryé – Passito de Pantelleria – Pantelleria DOP
    DonnaFugata – World Wine
  • Panteleria Passito Liquoroso – 2011 – Pantelleria DOP
    Cantina Pellegrino (Buscava importador)
Enoabraços,

0 comentários :