Degustado naqueles dias de calor arrasador, porque eu não passo muitos dias sem um vinho tinto, embora aprecie muito os brancos, não vou negar minha queda pelos tintos. O vinho Perini Barbera, cumpriu muito bem este papel, me surpreendeu em vários aspectos, como irão ler nas notas abaixo, tem uma expressão olfativa muito intensa e cativante, que resiste até às temperaturas mais baixas, e uma capacidade de harmonização, que agrada no primeiro gole.
Vinho: Perini Barbera
Produtor: Vinícola Perini
País: Brasil
Região: Vale Trentino – Farroupilha – RS.
Safra: 2012
Graduação Alcoólica: 12º
Castas: ( ) corte – (x) varietal
- 100% Barbera
A uva Barbera, para quem ainda não conhece, é uma das 10 uvas mais plantadas na Itália, uva típica da região do Piemonte.
Notas de degustação:
De cor rubi, média intensidade, surpreende na explosão de aromas de funcho, que lembram bastante as notas de erva-doce, notas que se mesclam à morangos maduros, aqueles americanos, bem perfumados.
Em boca é um vinho de corpo leve a médio, com boa entrada, macia e saborosa, anunciando bela acidez, característica da uva, que se expressa, muito bem na região. Um vinho que flui e acompanha um bom papo e boas notícias. Equilibrando acidez x álcool e taninos redondos e prontos, se comporta muito bem em harmonizações, com carnes brancas grelhadas e massas com molho de tomate, que foram as que testei.
Detalhe interessante, é que mesmo em dias quentes, pode te acompanhar, se você é como eu, que não passa mais do que uma semana sem um vinho tinto. Se presta muito bem, a ser saboreado em uma temperaturas mais baixas, acompanhando até, suas folias gastronômicas, nos dias mais quentes do ano. Vinho muito agradável e versátil ideal para ter a mão, para aquele momento de improviso. Vinho super companheiro.
Recomendações:
Servir à temperatura entre 14º e 16º
Preço: R$ 36,30 no site da Vinícola Perini, conferido hoje.
Fica a dica, você vai apreciar!
Enoabraços,
Camila H. Coletti - Vinho e Delícias
0 comentários :
Postar um comentário