Avaliar vinhos

DSCN7569

Quem me conhece sabe, que o meu foco de estudos deste o começo na área de vinhos sempre foi a análise organoléptica dos vinhos. Quando alguém inicia seus estudos na área de vinhos fatalmente encontrará um foco de atenção especial.  Alguns são focados em harmonizações, outros em determinados países, ou em estilos de vinhos, alguns gostam de citar listas de vinhos, com nomes de produtores e sub-regiões,  nunca daria certo pra mim, já que a minha memória não é o meu ponto forte.   Eu confesso que sempre, desde os cursos básicos enófilos (apreciadores de vinhos), sempre investi em estudar este aspecto, elaborar fichas de análise desde o começo e em testá-las em eventos e degustações técnicas. Quem me conhece sabe das fichas gigantescas que eu elaborava com todas as famílias aromáticas, com medo de não prestar atenção em alguma delas e consultava um e outro especialista da área, tentando depurar melhor como definir as classificações do “corpo” de um vinho e qualidade dos taninos,  assim como as horas extra formação profissional que eu ficava na ABS-SP para poder treinar como o kit francês deles, de aromas do vinho “Le nez du vin”, cismada que era com aromas muito pouco usuais aqui no Brasil.

Sempre soube que um dia iria me focar mais ainda neste que sempre foi durante anos o objeto de meus principais estudos na área. Não sabia como chegaria nisto, mas tinha foco e paixão pelo tema.
Passo aqui para contar com alegria aos amigos, sobre  a primeira avaliação de vinhos às cegas da revista Eno Estilo da qual sou editora.

A revista cresce em colaboradores e tivemos na sexta passada a nossa primeira avaliação de vinhos às cegas, que aconteceu na Casa do Porto.
Deem uma passada por lá para conhecer o sistema de avaliação da revista e os vinhos avaliados nesta primeira bateria.


Tudo o que é especial em vinhos, vocês encontrarão no
CANAL: Vinhos - Temas especiais.

De mais novidades tenho 3 vinhos garimpados abaixo de 50 reais.
Nos próximos dias estarão aqui para os amigos.

Enoabraços e muitas alegrias a todos,

Camila H. Coletti

0 comentários :