Como usar bem o Alexa e como não se deixar enganar

TAÇA-DE-VINHOS-PARA-ROLHAS-RED

Como usar e entender os números do Alexa


O Vinho e Delícias tem a proposta de falar de vinhos embasado em descobertas e conhecimentos adquiridos em formações,  cursos e em degustações técnicas, no entanto, como a tecnologia nos acompanha e invade nossas vidas, acabamos tendo que aprender com ela, sobre outros temas também.
Nascem então os especialistas no tema, os curiosos e é claro os “esperrrrrrrrrrtos”, ou seja, aqueles que buscam sistemas para burlar os sistemas de medição, como exemplo o Alexa.

Como sou observadora e me incluo do grupo dos curiosos, pois adoro uma boa pesquisa,  acabei fazendo algumas excelentes descobertas neste campo.

Vou então passar umas dicas sobre o Alexa.

O Alexa é um sistema de medição de posição de sites pela visibilidade em dois contextos:

1 - Rank mundial
2 - Rank no país de origem

Isto significa teoricamente, quantos sites existem mais vistos que o pesquisado, quanto menor o número, melhor a classificação,  considerando-se (1) todos os sites do mundo e (2) apenas os sites do seu país.

Como os amigos sabem anualmente é elaborado o rank dos sites de vinhos pelo Enoeventos, com base nos resultados do Alexa.

Mas como disse, existem formas de “melhorar” este posicionamento no Alexa, fartamente anunciadas pela internet em blogs de dicas e até mesmo em blogs de vinho, algumas coisas são orientações bacanas, como por exemplo, desenvolver bons conteúdos, escrever diariamente textos pertinentes ao tema do blog ou site, divulgar, conseguir links e outras coisinhas assim, mas existe mais….existe muito mais e coloca mais nisto…

Shakespeare com sua célebre frase: “ Há mais coisas entre o céu e a terra do que possa sonhar nossa vã filosofia”, não poderia imaginar seu poder premonitório, futurista, como isto viria um dia a ser aplicável na tecnologia da internet.

Eu observei os índices e comportamento de alguns sites por alguns meses e cheguei a algumas conclusões, que ao pesquisar, se confirmaram como verídicas.

Dos dois índices apontados pelo Alexa,  valor REAL só existe no segundo índice, o relativo ao país de origem, no caso nosso, no índice BR, especialmente nos casos onde o rank mundial está abaixo dos 150.000

O único índice que é considerado pelos especialistas em MKT é o rank no país de origem, pois este além de ser quase impossível de ser burlado, é o que atinge os clientes em potencial dos investidores.
Se divulgo em um país, quero vender nele, não é nada importante a visibilidade em outros locais do mundo sem falar que USA, China e outros sites por ai oferecem uma gama enorme de sistemas para burlar as medições, simulando um movimento  irreal, assim se quiserem saber se um site bem posicionado no Alexa pode estar ou não burlando este número, observem o segundo índice se ele estiver alto, comparado com outros sites na mesma faixa de pontuação…Hummmmmm  aí  provavelmente tem coisa!!!

É alguma “maquininha”…rs… em alguma parte do mundo fazendo clics no site. Só que existe um problema colateral,  o rank no país sobe porque ao ter maior clics fora do Brasil isto refletirá na porcentagem de clics referente aos números reais.
É uma faca de 2 gumes, melhora o rank mundial e piora o rank no país além é claro,  de perder a credibilidade de quem entende mais o sistema, como os especialistas em MKT, curiosos pesquisadores/as como eu e agora, como vocês.

Não se esqueçam que o próprio facebook vende clics em páginas e em postagens, oferecem isto diariamente, quem tem página sabe,  é ou não é? Mas neste caso, existe alguém que escolhe clicar, foi pago, mas houve uma interação, no outro caso, foi compra direta de clics, existem sistemas para isto, que o fazem mecanicamente.

Ninguém abriu aquele BLOG ou site , não houve divulgação e não houve visibilidade, houve apenas números burlados e do outro lado do mundo onde não entendem o nosso idioma.

Será que isto é feito para saciar as necessidades egoicas???
Que outras vantagens estarão envolvidas? Convites para eventos, brindes, anúncios no blog/site...?

Se quiserem verificar a posição de algum site pelo Alexa é simples:

Abram o site www.alexa.com 

Na lateral superior direita, na caixa “enter a site” coloque o endereço do site, aparecerá o rank mundial e o rank BR. (Este é que entrega a probabilidade da veracidade do outro)

Fica a dica, vamos primeiro observar, analisar cuidadosamente, entender e questionar. 

Marketing pessoal é perfeito para pegar os crédulos desavisados. Fiquem ligados!

Enoabraços,

Camila H. Coletti

0 comentários :