Vejam que interessante, eu estive esta semana (04.02.2015) na degustação oferecida pela Casa Flora à mídia, na Casa Nieto Senetiner em nome da revista Eno Estilo e tive a oportunidade de conhecer um espumante da Nieto elaborado com a uva Moscatel pelo método Charmat.
Para os que não sabem, o método tradicional para a elaboração do que é chamado de Moscatel espumante é o método Asti. São elaborados por este método os nossos premiados Moscateis espumantes.
O espumante apresentado, da linha Emília é classificado como Brut e elaborado pelo método Charmat, como um espumante tradicional.
Como era de se esperar, extremamente diferenciado em relação ao método usual de elaboração de espumante com a uva Moscatel.
Quem não se der conta deste detalhe irá comparar e estranhar as sensíveis nuances diferenciadas.
Se estiver curioso com as diferenças, eu as detalhei na matéria da revista Eno Estilo:
A Casa Flora recebe a mídia na Casa Nieto Senetiner abrindo a 1ª degustação de 2015 da importadora
Mas o que quero passar a vocês, amigos do Vinho e Delícias é a dica de conhecerem este espumante, que é singular em relação ao que conhecemos da uva moscatel vinificada como espumante no método Asti.
Emilia Brut - Preço sugerido R$ 45,00
Fica a dica!
Enoabraços,
Camila H. Coletti
2 comentários :
Eu provei um Moscatel espumante assim, brut, método charmat. É produzido pela Adega de Favaios, em Portugal. Realmente é uma opção interessante. Mas creio que a Adega de Favaios não tem ainda importador no Brasil.
Olá Rodrigo,
pelo que me lembro a Adega Favaios já teve importador aqui no Brasil, mas tentei buscar e atualmente não consegui localizar nada.
Eu conheço vários moscatéis deles mas apenas os tranquilos, nunca degustei um espumante, ou moscatel espumante.
Quem na expovinis deste ano...
Obrigada pela dica e pela visita ao Vinho e Delícias.
Enoabraços,
Postar um comentário