Já conhecem a uva MONASTRELL?

Uma pequena observação sobre a uva MONASTRELL, é que a mesma é bem mais conhecida na França com o  nome de MOURVÈDRE, fato não citado no texto técnico abaixo pois o mesmo foi retirado do site Vinhos Espanhóis, linkado no final do texto.
Atualizando em agosto de 2012: Pelo que tive a oportunidade de pesquisar, tanto na taça, quando em conversar com especialistas da região, as uvas não devem ser consideradas as mesmas, pois se expressam de forma completamente diversa nos terroirs diferenciados dos dois países, assim esta informação de que Mourvèdre e Monastrell seriam a mesma uva é um tanto dúbia, ficando apenas no campo da teoria.


Enocolegas, 

Quem não conhece, terá a oportunidade de degustar gratuitamente alguns vinhos com esta cepa, veja no post a seguir.

Texto técnico para ilustrar o tema.
Texto do blog: Vinhos Espanhóis - "Nascido para ampliar conhecimentos dos brasileiros e dos portugueses sobre a cultura do vinho na Espanha"
A variedade Monastrell é uma cepa de origem espanhola tinta, muito doce e produtiva, que se encontra disseminada por todo o litoral Mediterrâneo, sendo a terceira variedade mais plantada na Espanha, representando 8% da superfície dedicada a vinha, a cepa é de porte alto com ramas grossas e curtas, com nós de longitude média e pouco ramificados, a folha possue uma forma pentagonal, com três lóbulos marcados. 
Os cachos são pequenos ou médios, bastante compactos, nascem a partir do terceiro gomo (botão) , as uvas são esféricas e de tamanho médio com coloração azul-negro, pele grossa com bastante pruina e rica em antocianos, a polpa é carnosa e macia com pouca quantidade de taninos. É uma variedade bem rustica e de elevada resistência a seca, necessitando de boa insolação, possue uma sensibilidade media-alta frente ao mildiu e oidio, é muito resistente a excoriosis, podredumbre cinza epolilla, apresentando uma
alta resistência frente a a filoxera.
Produz vinhos de cor intensa e notavel graduação. Presente principalmente em Murcia (52%), Alicante, Albacete e Valencia. Considerada a variedade principal nas D.O Alicante, Almansa, Bullas, Costers del Segre, Jumilla, Penedés, Valencia e Yecla
Os vinhos da D.O. Jumilla estão elaborados normalmente com a variedade Monastrell, a qual representa mais do 80% da superficie cultivada, é uma variedade pouco produtiva, sendo a que melhor se adapta ao clima e as poucas chuvas, mas que produz vinhos potentes, expresivos, com cores pendendo pro violeta. A partir da década de 90, a uva Monastrell está produzindo a uma geração de elegantes vinhos, convertendo o vinho de Jumilla em um vinho de destaque tanto os rosados quanto os tintos que por serem elaborados principalmente com Monastrell denotam grande frutosidade, intensa cor e forçaa. Os vinhos suaves (*leia observação) elaborados com a uva Macabeo são claros e brilhantes e destacam por sua frescura.

*( aqui no Brasil, é melhor substituir o termo suave por macio, para evitar confusões de interpretações)

 Camila Helena - Vinho e Delícias

0 comentários :