Ossian, um vinho fascinante e surpreendente que eu escolhi para ser o representante do final do calendário Maia que acontece hoje, 21 de dezembro de 2012, vocês irão entender o porquê ao decorrer do meu relato.
Confesso que me faltam palavras para descrever a esplendorosa performance deste vinho, degustei a safra de 2006 e me apaixonei imediatamente, tenho uma incrível sensibilidade para as nuances apresentadas pelos vinhos de agricultora ecológica, e este é um deles, com um detalhe a mais, aliás, um detalhe que é gigantesco, o vinho é 100% proveniente de videiras prephyloxéricas, da casta Verdejo de Castilla y León Espanha, ou seja sobreviventes do ataque pela phyloxéra que dizimou os vinhedos da Europa.
Qual o vinho que pode ser comparado a isto? Acredito que este vinho seja solo em sua categoria, e olhem que não é algo trabalhado em assemblage, ao contrário, é a uva associada ao terroir e aos cuidados naturais em respeito à natureza, que permitem esta expressão toda, um belíssimo trabalho de olhos e percepção atentos, aos sinais que o universo lança a todos nós, mas que somente poucos podem captá-los….
E como ficou a expressão disto tudo no vinho?
Resultou em algo indescritível e maravilhoso para os sentidos, tentarei passar algumas impressões.
O Ossian começa a exercer seu fascínio ao colocá-lo na taça, quando de seu vidro incrivelmente escuro, quase negro, revela-se sua sedutora e surpreendente cor dourada, os seus aromas de uma plenitude sedutora e poder de renovação acima da imaginação, uma festa para os sentidos, embora já exista a análise no blog com link abaixo, eu não resisto em descrever seus aromas inusitados e envolventes de peras portuguesas, mel e baunilha que evoluem para açúcar queimado, e a presença inimaginável de suculentas carambolas maduras, tudo isto permeado por fascinantes notas minerais que o acompanham o tempo todo. Na boca um deleite… a plenitude, o que mais se pode querer de um vinho? Pleno, equilibrado, elegante, envolvente e saborosíssimo… Um vinho instigante para suas capacidades de percepção, misterioso e sedutor!
É um vinho dificílimo de ser expresso em palavras, é muito individualizado, raro especilíssimo e muito complexo, recomendo que num primeiro contato, para conhecê-lo, degustem-no puro, como se deve degustar um vinho, sem qualquer interferência de alimento e entenderão a experiência esplendorosa que é o Ossian, fascínio puro, um excelente companheiro para os momentos em que queira presentear-se com algo especial, esteja sozinho/a ou acompanhado, o Ossian se encarregará de tornar este momento um deleite aos sentidos.
Vejam as notas de degustação colocadas há alguns meses no Vinho e Delícias.
Vejam no link: Ossian, a incrível expressão de vinhas pré-phyloxéricas
Com este grande vinho encerro hoje 21/12/2012 a minha série dos meus 12 melhores vinhos. em homenagem ao universo,
Com este grande vinho encerro hoje 21/12/2012 a minha série dos meus 12 melhores vinhos. em homenagem ao universo,
Enoabraços, e que venha uma nova e preciosa fase para toda a humanidade, precisamos disto!
Enoabraços
0 comentários :
Postar um comentário