Série 12 Vinhos Especiais: Segundo Vinho

12-12-final-do-mundo-vinhoedelicias2
Um biodinâmico de Nicolas Joly. Lembro-me claramente como este vinho me impressionou, degustado em outubro de 2009, um vinho considerado da linha mais simples, da produção de Nicolas Joly, o papa da biodinâmica. Este foi um marco para que eu viesse a valorizar a expressão olfativa de vinhos BIODINÂMICOS com cuidados integrados com a natureza, muito além do orgânico, permeado por conceitos quase considerados esotéricos para alguns.
Eu super recomendo e confesso a minha enorme curiosidade em conhecer os demais vinhos da produção do Monsieur Joly, lembro-me com saudades de como a taça me surpreendia cada vez que eu a colocava na boca, vejam a relação de aromas que eu pude observar.

Tenho a análise e os dados deste vinho feita na ocasião e transcrevo abaixo:

Clos de La Bergerie - Chenin Blanc 2005
Château de La Roche-aux-moines Vale Do Loire-savennières – FrançaNicolas Joly
Um biodinâmico de Nícolas Joly, vinho considerado da linha mais simples de sua produção, na região do Vale do Loire -Savennières.
100% Chenin Blanc
Vinho com 4 anos apresentando características de evolução.
Aspectos Visuais:
Amarelo Ouro, com forte intensidade de cor, brilho e limpidez.
Lágrimas presentes e lentas.
Aspectos Olfativos:
Vinho franco, com explosão aromática, bouquet amplo de forte intensidade, 4 famílias presentes, apesar de já ser um vinho evoluído, mantém os aromas primários somados aos terciários.
Inicia com forte aroma de pão tostado, associado a suaves notas de violetas e frutas vermelhas, abrindo no decorrer do tempo numa impressionante abrangência aromática: notas de alcatrão, cera de abelha, mel, açúcar caramelado, compota de figos, cera de abelha, finalizando em aroma de rosas.
Aspectos Gustativos:
Seco, e embora apresente teor alcoólico de 14,5% na boca mostra um álcool discreto, associado a acidez bastante equilibrada, nada amargo, boa intensidade, corpo estruturado, apresentando persistência de média a longa.
Vinho harmonioso, amplo, refinado e muito agradável.
Para quem aprecia a associação entre equilíbrio (álcool x acidez), e a forte presença de aromas que se somaram no decorrer do tempo, o que torna o vinho deliciosamente surpreendente e prazeroso.

Não faço ideia de quem o traz para o Brasil.
Conheçam a proposta dos 12 VINHOS ESPECIAIS, antes do final do calendário AQUIO primeiro vinho da série AQUIO segundo vinho da série AQUIO terceiro vinho da série AQUIO quarto vinho da série AQUIO quinto vinho da série AQUIO sexto vinho da série AQUIO sétimo vinho da série AQUI
O oitavo vinho da série AQUIO nono vinho da série AQUI
O décimo vinho da série AQUIO décimo primeiro vinho da série AQUIO décimo segundo vinho da série AQUI
Enoabraços e santé!

0 comentários :