Vinho foxado?

foxed_wine_by_protocyon-d2yjt8u
 
 
 
Vamos alargar horizontes e entender,  sob outro ponto de vista, o panorama que temos, gostemos ou não, nossa realidade,  sobre vinhos de uvas americanas.
 
 
 
 
 
 






Foxado ou do inglês foxed, significa, com aroma de pelo de raposa (fox), o aroma ao qual o termo se refere é o que reconhecemos no Brasil, como o aroma do suco de uva, originário de uvas de mesa, uvas americanas, tais como Isabel, aquela bem pretinha, que dá sucos maravilhosos e que as vezes, encontramos nos mercados, também tem a Bordô, já conhecida de alguns sucos e algumas poucas outras.
Basicamente, temos dois tipos de uvas, em termos de origem, as americanas e as europeias, que são conhecidas como vitiviníferas.
Vinhos que foram  elaborados com as uvas americanas, tem o tal aroma foxado, que os ingleses dizem parecer com o cheiro do pelo da raposa, o que nós sentimos é o cheiro do suco de uva, muito difundido aqui no Brasil.
Aroma foxado é típico do vinho de mesa, elaborado aqui no Brasil e que não pode receber o título de vinho fino, pois o vinho fino, só pode ser elaborado, com uvas europeias, para citar algumas muito conhecidas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Sangiovese, Tannat, Tempranillo e mais 3000 delas, que são catalogadas pelo mundo…
Pelo que fui informada, mas não estou segura disto, o Brasil é o único país que vinifica uvas de mesa. A ideia é que com o passar dos anos, a produção de uvas do tipo americanas, seja totalmente voltada para os sucos e que os vinhos de mesa (muito conhecido, os garrafões deles), deixem de ser elaborados, e o consumidor deles, seja introduzido no universo dos vinhos finos.
Tem um caminho para isto, que já está sendo trilhado e irei abordá-lo, no decorrer do tempo.

Resumindo:

Vinho de mesa seco ou suave:

O vinho é foxado, pois é um vinho de uvas americanas, mas  tudo certo, dentro do panorama do vinho, pois  é o aroma típico dele, neste tipo de vinho, infelizmente não se desenvolvem os deliciosos aromas mágicos presentes no vinho fino, de uvas europeias.

Vinho tinto fino

Aromas de vinhos foxado em vinho de uvas europeias, significa: Defeito. Um vinho fino, não pode ter aroma foxado, não é aroma típico dele e o mesmo para se desenvolver, levantará suspeitas quanto a métodos e procedimentos do enólogo e do vinicultor, e o vinho será automaticamente excluído, em provas e devolvido como defeituoso.

Espero que tenha ficado um pouco mais claro, e darei sequência ao tema, sempre que possível.
O vinho de garrafão é uma realidade nossa, mas espera-se que um dia,  seja completamente abandonado, porém ainda teremos um caminho a seguir para isto, com respeito ao produtor, à cultura e à tradição do mesmo, e ao consumidor antigo, que aprecia o vinho docinho, ou com gosto de uva.
 
Tudo a seu tempo… chegaremos lá.
 
Enoabraços,
 

0 comentários :