Começando do começo...Enófilo - Enólogo - Sommelier - Parte1

Enocolegas,


a principal proposta deste blog é informação, o mundo do vinho vem crescendo aqui no país e a falta de informação tem colocado as pessoas em situações desagradáveis, quero aproveitar para tirar algumas dúvidas, de coisas básicas,já que vejo confusões entre os iniciantes neste mundo dos vinhos e entre os leigos no assunto. Já recebi e-mail pelo meu site, o Premier Cru, de pessoas que queriam informações de como fazer um curso de final de semana sobre enologia...como assim??? Fazer um curso superior em 1 final de semana? Estamos falando do mesmo curso? Cuidado com os truques de publicidade associados à desinformação. E  outro dia conversando com o dono de um restaurante, ele me disse que mandou um de seus garçons, fazer umas aulas com uma pessoa do meio de vinhos, um curso de alguns poucos dias e agora o rapaz era sommelier...como assim??? Fazer formação de sommelier em poucos dias? Algo deve estar errado não acham? Como seria possível conhecer as quase 5000 uvas existentes, as diversas regiões vitivinícolas do mundo, a geografia e o terroir de todos os países produtores, as enormes diferenças nos processos de fabricação e os inúmeros tipos de vinhos produzidos pelo mundo a fora...em poucos dias? Isto sem falar no serviço do vinho, habilidade de degustação que só é desenvolvida com a prática e outras muitas coisas pertinentes ao assunto...Quem seria o gênio que poderia aprender tudo isto em poucos dias??? 
E isto é o conhecimento esperado de um sommelier

Vamos entender um pouco as diferenças destas categorias? 

Enófilo – Enólogo – Sommelier

Enófilo: Estudioso do mundo do vinho, estuda, as regiões vitivinícolas os tipos de uvas, os vinhos, geralmente é um degustador experiente e voltado ao conhecimento, lê muito, faz vários cursos, participa de  palestras e degustações e visitas “técnicas”, mas não tem uma formação específica que determine o título enófilo, seu conhecimento vai sendo construído no dia a dia, durante anos e mais anos de estudos. Muitos deles têm títulos no mundo dos vinhos, e alguns são tão reconhecidos que ministram cursos em entidades de formação de sommeliers.

Mas muita atenção, pois existe também, o grupo do   bebedor de vinhos, que nunca estuda ou estudou nada, ou se o fez, foi muito superficialmente em algum cursinho rápido e o negócio dele é beber todas, e demonstrar conhecimento, que infelizmente muitas vezes não passa de meia dúzia de frases decoradas, como nomes de uvas, termos de degustação, ou rótulos de vinhos, mas que geralmente engana os que ainda não adentraram com consistência,  este  vasto universo dos vinhos, repleto de cultura, e de informação para aqueles que pretendem conhecer o assunto.

Por isso meu amigo, não se acanhe, leia, estude, faça cursos e frequente às degustações, estou informando tudo de legal que tem por ai nesta área, eu sou favorável ao conhecimento sim,  e isto não é algo que se obtém da noite para o dia, mas também não é privilégio de ninguém, está disponível à todos os que se mobilizam e se dispõe neste sentido....depois vá para casa, escolha um vinho que você curte e relaxe...afinal:

A vida é bela e você merece!!!


Continua... ENÓLOGO E SOMMELIER

Enoabraços!

0 comentários :