FENACHAMP 2011...Festa do "champanha" ou do espumante brasileiro???


Este ano, o mês inteiro de outubro, mais uma FENACHAMP, ainda sendo vinculada como a "festa nacional do champanha', termo que a meu ver já deveria ter sido substituído por a "festa nacional do espumante", para quem não sabe, champanha, seria o abrasileirado de Champagne, que é uma REGIÃO da França, uma AOC onde se produz o vinho espumante que recebe o nome da região, Champagne, assim como acontece nos demais vinhos produzidos na França, por ex: Borgogna, Bordeaux, Chablis, Sauterne...e por ai vai... Portanto não existe nenhum outro lugar que produza um Champagne.


Um espumante que não seja feito na região de Champagne, não pode levar o nome Champagne, nem mesmo lá na França, onde os demais espumantes são chamados de Cremant, Mousseaux... 

Bom, fica então a minha sugestão para a mudança, do slogan da feira, que já não é sem tempo, afinal está um pouco desatualizada esta referência de nome, sem falar que estimula o brasileiro a fazer confusão no termo utilizado para se referir aos espumantes, que frequentemente são chamados pelo povo desinformado, de champagnes.  E cá entre nós se queremos que um dia nossos espumantes sejam reconhecidos pelo mundo a fora, vamos começar a criar respeito por eles aqui, tratá-los com orgulho e não pegar carona na fama dos Champagnes, que são sem dúvida alguma espetaculares, mas não confundamos as coisas,  estamos falando do nosso produto, esta feira não é para champagnes e sim para o espumante brasileiro. 
É hora de ter orgulho do que produzimos, mesmo porque já temos produtos fantásticos com o selo BRASIL. Querem conhecer alguns? Estou preparando uns posts sobre espumantes, irei aproveitar o Circuito Brasileiro de Degustação para escolher os meus prediletos, mas por enquanto recomendos os espumantes pelo método champenoises (o mesmo método pelo qual se preparam os champagnes)  da Casa Valduga. Vejam o POST.
Enoabraços,

0 comentários :