Château Suduiraut - Premier Cru Classé en 1855


Enocolegas, 
mais uma experiência vínica que faço questão de dividir com todos vocês, segue abaixo a ficha de degustação com os dados do vinho e minhas impressões, lembro a todos que os vinhos aqui citados me trouxeram momentos degustativos agradábilíssimos, e foram considerados:
"de muito especiais a especialíssimos (o que eu chamaria de momentos com os Deuses)" 
e foram degustados em condições satisfatórias de análise e os que  não estão citados na Vinho e Delícias, ou não foram degustados com o propósito e condições de análise, ou não me cativaram especialmente, dentro do estilo do vinho degustado, ou ainda, considerei que talvez não estivessem num bom momento por problemas na adegagem, no transporte, ou da garrafa, como por exemplo apresentar o bouchonné.
Caso queiram conhecer as outras notas minhas de degustação, 
visitem os links:
Notas de degustação por países
Notas de degustação por ordem alfabética






Rótulo: Château Suduiraut - Premier Cru Classé - Sauternes 
Produtor: Château Suduiraut
País: França
Região: Bordeaux - Sauternes
Safra: 2009
Álcool: %
Assemblage:
  • 90% Semillon        
  • 10% Sauvignon Blanc

  • OBS: Permanência em barricas francesas de 18 a 24 meses, sendo 50% de barricas novas. vinificado a partir de uvas felizmente atacadas pelo fungo "botritys cinérea", que quando em condições ideais de umidade e insolação dentre outras, desenvolve ao invés da podridão cinza, a chamada podridão nobre, resultando em vinho especialíssimo com características marcantes de contrate e equilíbrio entre acidez e doçura. 


Notas de Degustação
Vinho branco de cor amarelo dourado intenso, límpido, transparente e brilhante, sem condições de observação de lágrimas. 

Franco, etéreo e complexo nos aromas, mas apresentando nuances de damascos e passas e mel.

Vinho doce, na boca macio, retro-olfato de damascos e mel, belíssimo equilíbrio entre acidez e doçura, corretíssimo, leve, elegante, agradavelmente fresco e sedutor.



Recomendações:
·         Temperatura de Serviço: em torno de 10° a 12º para poder vivenciar todas as  deliciosas nuances deste Premier Cru Classé de Sauternes.

0 comentários :