Fica a Dica: Enogastronomia


Abro a partir de hoje uma nova ala aqui no Vinho e Delícias, será a:
Fica a dica: Enogastronomia. 
  1. Dicas de culinária com vinho na receita, porque a receita pediu um vinho ou você  resolveu ousar e criar algo interessante num casamento de sabores, ou ainda porque sua geladeira está lotada de vinhos abertos que passaram daqueles 3 dias que se pode ainda apreciar um vinho, ou porque simplesmente você não o curtiu, então porque não utilizá-lo em alguma receita?
    Estou buscando exatamente isto e irei colocando aqui as minhas receitas escolhidas. 
  2. Dicas de Harmonizações Enogastronômicas, onde em associação com chefs e culinaristas, que disponibilizarão receitas, eu irei fazendo as sugestões de harmonização vinho x comida.
Iniciarei com uma Receita de Risoto ao Vinho do Porto com azeitonas pretas da Gau e Mel, aguardem... Vejam a RECEITA AQUI
Espero que curtam este novo espaço.
Enoabraços,

 Camila H. Coletti - (www.vinhoedelicias.com.br)

2 comentários :

Unknown disse...

Ola Camila, gostei do seu blog. Para mim o vinho e a cozinha sao inseparaveis. Nao consigo beber sem comer nem comer sem beber. Uma quimica magica que quando mais se experimenta mais se aprende que o objetivo e' fazer com que o prato faca o vinho ficar mais gostoso e da mesma forma o vinho faca o prato ficar mais gostoso. Um enaltece as propriedades do outro. Notei que no Brasil as pessoas gostam de tomar vinho tinto (gelado) e quando comem um prato delicado, nao o fazem com vinho, para depois tomar o vinho sozinho. Ja ate' ouvi que vinho branco nao e' vinho. Para mim vinho branco e' a evolucao do paladar...
Vinhos que nao harmonizam com a cozinha que faz parte da nossa cultura e do nosso cotidiano, sao bebidas e nao alimento. O bom vinho e' um alimento.
Tim-Tim!!!
www.vinhonatural.com.br
www.saviosoaresselections.com.br

Camila H. Coletti disse...

Oi Salvio, Aqui no Brasil o povo em geral está iniciando o seu aprendizado sobre vinhos, mas os que já se dedicam à arte de aprender e conhecer o vinho, são apaixonados como eu e descobrem seus prazeres a cada dia. Cada vinho,é especial e único em cada momento, assim como escolhemos nossa vestimenta podemos escolher nossos vinhos, há hora para os tintos, para os brancos, para os doces, para os espumantes e para os fortificados, tudo a seu tempo, na hora certa e de preferência na temperatura certa tb...rs... Eu bebo vinho com ou sem comida...porque aprecio o vinho, mas considero fantásticas as descobertas proporcionadas pelas harmonizações... de novos sabores e de novas combinações...Quem tiver prazer no desafio, que nos siga!Yessss...;-)
Obrigada pela visita e comentários, volte sempre, você é muito bem-vindo!