Beaujolais Nouveau est arrivé!

soirc3a9e-jeudi-15-novembre-2012
Sabem o que isto representa? Uma safra de 6 semanas desde a colheita é enviada a todo o mundo que é alertado para frase acima, Beaujolais Nouveau, est arrivé, ou no nosso bom português, O novo Beaujolais, chegou. Uma antiga tradição na França, para comemorar o início de uma nova safra com o novíssimo vinho,  o primeiro a ser engarrafado abrindo a safra anual. Esta é a tradição e muito pouca gente sabe disto.
Beaujolais-monte-carlo-vinhoedelicias
O vinho é simples, fácil,  sem pretensão, dizem que um vinho interessante para quem ainda está aprendendo a consumir o vinho tinto. Elaborado com a uva gammay, com maceração carbônica, geralmente com aromas de banana e  toques de frutas vermelhas, é um vinho para ser bebido nesta festa, ou seja muito jovem, pelo que informam os especialistas não será bebível após o máximo de 4 meses, portanto não o compre de safras anteriores, existem muitos restaurantes que os empurram aos clientes, os Beaujolais de safra anterior e tomem cuidado com as ofertas.  Você deve beber  o 2012 agora e tão somente até março de 2013, depois já era.  Na França existem mais de 120 festivais que estão acontecendo neste exato momento, já que hoje é a terceira quinta-feira de novembro, o dia marcado da festa que invadiu o mundo todo e acontece para os que curtem pagar no Brasil em torno de R$ 90,00 por um vinho simples como este, nas importadoras, e muito mais nos restaurantes,  para estes a festa acontece  aqui no Brasil também. lembro que isto é compatível com os franceses que estão comemorando o início de suas safras de vinhos, este vinho é um marco apenas, e pelo que sei é distribuído gratuitamente em boa parte de França neste dia, até em mangueiras que são estendidas para fora das vinícolas.
Veja algumas imagens das chamadas desta festa pelo mundo:
beaujolais3-vinhoedeliciasBeaujolais-Nouveau-vinhoedeliciasbeaujolais-nouveau-vinhoedelicias
beaujolais2-nouveau-2012-vinhoedeliciasbeaujolais-nouveau-2012-vinhoedelicias

Se estivesse por lá comemoraria também, Smiley piscando mas como estou no Brasil, nesta faixa de custo, terei muitas outras opções interessantes, certo?
Acho que irei escolher uma delas agora e brindar ao início do engarrafamento das safras francesas torcendo para os nossos impostos sejam reduzidos, o vinho adicionado à categoria de alimento, como na maioria dos países da Europa e que um dia o beaujolais nouveau,  seja mais barato aqui, do que uma garrafa de agua.
PS: Não é para o preço da água ir lá em cima…vamos deixar claro, pois pode estar passando um anjo… que já veio da festa de lá….hehehe…rs…

Santé!

Enoabraços,

1 comentários :

antonio cadete disse...

...Tchim..!Tchim..! ao beaujolais, que muito sofreu por ter nascido à sombra do Sr.Bourgogne..mas 1956 o negociante Georges Dubouef..ajudou a ter alguma nobreza, vulgarizando a vinificação carbónica..além do nouveau merecem ser conhecidos o Morgon ou o Chiroubles entre outros...que são beaujolais com vida mais prolongada !!!