Um italiano perfumado, Masianco da Masi.


Um branco com uvas apassitadas, como um Amarone? Começa no mínimo a ser instigante… Tive a oportunidade de analisar alguns vinhos da Masi, que me foram apresentados pelo simpático enólogo Dottore Vincenzo Protti, os quatro vinhos que degustei tem todos eles pontos assinaláveis e algo em comum, são incrivelmente equilibrados e agradáveis tanto no nariz quanto em boca, a capacidade olfativa deste branco “Masianco” de Pinot Grigio e Verduzzo, por exemplo, é algo que não posso deixar de assinalar, para os amigos aqui do Vinho e Delícias.
Vamos conhecer um pouquinho mais o vinho?

Notas de degustação

Rótulo: Masianco Masi
Produtor: Masi
País: Itália
Região: Veneto
Safra: 2011
Álcool: 13º
Assemblage:
  • 75% Pinot Grigio
  • 25% Verduzzo
OBS: As uvas passam pelo processo de apassitamento, ou seja, são levemente desidratadas, em fase que antecede a condição de uvas passas, por isto do nome apassitamento, processo semelhante ao utilizado na elaboração do Amarone, com técnica desenvolvida especialmente pela vinícola Masi.
Temperatura ideal de serviço: 7° a 9° 

Notas de Degustação:
Vinho branco de cor amarela palha com reflexos verdeais, límpido brilhante e transparente, revela seu fascinante universo ao  levar a taça ao nariz, franco, apresenta uma combinação sedutora de aromas, de início complexos,  que se revelam a seguir, em uma combinação floral ampla,  flores brancas, rosas e notas de mel.
Na boca seco,  macio, leve, com acidez bem integrada, que assinala seu equilíbrio perfeito com os 13° de álcool.
Um vinho agradabilíssimo que deve ser boa cia para aperitivos, petiscos e a tradicional harmonização com carnes brancas e peixes, especialmente se tiver nos acompanhamentos,  notas de sabor, com um leve toque de açúcar. Delicado, elegante, me agradou bastante o estilo e performance deste vinho.

Importadora: Mistral

Enoabraços,

0 comentários :