A enriquecedora experiência da vertical de Protos Crianza



Nada como uma vertical para fazer você pensar como as condições ambientais de cada ano, influenciam um vinho, bem como as mudanças no tempo de guarda.  Três safras, três expressões, foram as safras 2007, 2008 e 2009 do Protos Crianza da Ribera del Duero, Espanha, que mostraram isto, numa destas noites de inverno em evento organizado pela Enoteca Cavatappi, o evento, Degustações da Vila.

Da Bodegas Protos, a primeira Bodega da Ribera del Duero, o vinho escolhido para a vertical, foi o Protos Crianza, 100% Tempranillo com estágio de 14 meses em barricas de carvalho americano e francês e 12 meses de garrafa.
O Protos Crianza  é intenso, bastante equilibrado e robusto, taninos de presença e requinte, quem conhece o vinho sabe do que estou falando  e poderia parecer que diferenças de anos tão próximos não seriam tão aparentes. Vamos ver isto?

Vou passar as minhas impressões, começarei a descrever pelo mais jovem.
Protos Crianza 2009, de tom rubi escuro, de belíssima intensidade, mostra aromas abertos, francos, ou seja sem a presença de qualquer defeito aromático, apresenta muita fruta, ameixas suculentas e amoras maduras,  discreta baunilha, algo de especiarias, canela e notas de pimenta do reino. Em boca, equilíbrio entre acidez e álcool, taninos de boa qualidade, potentes, de presença marcante. Boa persistência.

Protos Crianza 2008, como o anterior, de tom rubi escuro, intenso, também franco, se mostrou fechado, este revelou bem mais a necessidade da aeração, o que me fez acreditar que  ocorreria o mesmo no 2007. Em boca mostrou-se equilibrado como anterior e taninos igualmente potentes e marcantes, mostrando que está em fase de transição e evolução.

Protos Crianza 2007, apresentando o mesmo tom rubi  dos demais anos, ao contrário do que eu supunha,  surpreende nos aromas, mostrando deliciosas notas de cedro, permeadas com a fruta ainda presente, embora em menos intensidade, como se fora uma sala de fazenda, com um cesto de ameixas negras recém colhidas, colocadas sobre a mesa de madeira maciça, lembrando cedro, exalando no ambiente a sedutora mescla destes aromas. Em boca equilíbrio e elegância, taninos bem mais polidos e envolventes.
Vale a pena esperar pelo florescimento de um vinho, nossa, como vale, como as pessoas que podem perder a sua jovialidade no entanto podem  ganhar em requintes outros,  que num ser humano se expressam de forma mais complexa, porém tão sedutora quanto, é claro que isto não acontece com qualquer vinho, assim como não acontece com qualquer pessoa, é necessário que de base, tenha substância e estrutura, não é para qualquer um.
Em resumo, as fases foram bem nítidas, não fui verificar diferenças  dos anos em si, das safras, ou das anãdas como dizem os espanhóis,  mas garanto que cada uma delas, tem sua história para contar, 2009, com aromas mais intensos, e intensidade também nos taninos, 2008, mais fechado, reservado em aromas, porém com a mesma intensidade em taninos, num momento de reflexão que deve abrir em surpresas em breve e 2007, bem mais polido e com aromas incrivelmente envolventes, um vinho que sabe mostrar sua personalidade e surprender, a despeito de ter perdido as inseguranças e substituído-as por vivência equilíbrio, e sabedoria.

Valeu a experiência e acredito que todos os que a tiveram adoraram e enriqueceram suas memórias vínicas.
Importadora: Península Vinhos e boa notícia, para quem quer ter a oportunidade de viver esta experiência, a Península montou um kit com os 3 vinhos Protos Crianza, nas 3 safras que está disponível no site com 15% de desconto. Não é uma boa ideia?

Não dá vontade de ter vários kits de verticais, para abrí-los em anos diversos e fazer novas descobertas? Ah!!!…Ninguém que aprecia vinhos de verdade,  deveria ser proibido destas vivências, por mim eu teria várias durante a vida…

A vida é bela, não é?

Enoabraços,

0 comentários :