Preciosidades da França, em passeio pelo Brasil


Fascínio sempre acompanha um evento com vinhos franceses de diversas regiões, em um mês pra lá, de sobrecarregado, apesar disso, consegui participar de alguns dos eventos, para os quais fui convidada e estou tentando colocar os eternos aprendizados, em ordem.
Neste, quero falar dos vinhos degustados na feira Vinhos Franceses, Trade Show Brasil, não é possível estar em um evento destes, sem se apaixonar por vários destes vinhos, realmente a França, tem um poder de sedução inimaginável, para quem tem algum desenvolvimento na capacidade organoléptica, ou seja para quem tem treinamento, para distinguir nuances e sutilezas de aromas e sabores, verdadeiramente um passeio pelo Paraíso, cheguei cedo e pude usufruir de muitas descobertas. Os que cito agora tem tudo a ver com o clima brasileiro e com o gosto de público, vão perceber, pelas breves descrições, que anexei em cada foto.
Vinhos Franceses, Trade Show Brasil, (07) no Hotel Tivoli, São Paulo,
Vamos às preciosidades em vinhos, apenas irei citá-los. por falta de tempo, mas no decorrer dos próximos dias, quando tudo estiver mais tranquilo, irei colocar as avaliações deles aqui, um a um, pois as tenho comigo, bem como as fotos, se eles ainda não estão sendo importados para o Brasil, durante as negociações deste período, estamos todos nós perdendo, pois os vinhos são excepcionais, importadores, negociem os preços e os tragam às taças tropicais.
Vou iniciar falando de vinhos da região do Val de Loire – France.
Ackerman, a primeira Maison des Vins do Loire e desde os longínquos 1811, oferece uma linha completa e premiada, não é à toa, garanto, os vinhos são realmente muito sedutores.
Para nos situarmos melhor, segue o mapa da macro região destes vinhos: Val de Loire
val-loire-mapa-vinho-delicias
Clicar com o botão direito e o mapa do Val do Loire, abrirá em outra página, com tamanho original, bem maior.

A Ackerman detém a liderança das apelações, Saumur e Crémant de Loire.
Os vinhos são todos extremamente integrados, envolventes tanto em aromas quanto pelo equilíbrio em boca, são vinhos agradabilíssimos, daqueles que gostaríamos de ter à nossa disposição, em nossas adegas pessoais.
  • Crémant de Loire Ackerman Grand Reserve - Boa acidez e frescor, leve notas adocicadas.
  • Vin Mousseaux Marquis de la Tour Rosé sec – Cabernet Franc e Carignan - 12° – muito frutado, macio, acidez mediana, muito integrado.
  • Sancerre  2012 AOP – Ackerman – Outro Sauvignon Blanc, da região de Sancerre, da característica terre blanc,  vinho extremamente floral e notas delicadas de grapefruit e lima, interessantíssimo, leve, gentil e integrado.
  • Touraine Sauvignon 2012 AOP – Ackerman – Uma explosão de maracujá, jambo e graviola, parece uma homenagem ao nordeste brasileiro, boa acidez, colocada de forma gentil, ou seja respeitadas as características e a tipicidade da casta, a acidez se faz presente, porém o vinho preserva uma maciez perturbadora. (Imagem no inicio)
  • Rosé d’Anjou  2012 AOP – Ackerman –60% Cabernet Franc, 30% Grolleau e 10% Gamay, 18 gramas de açúcar residual, muito delicado e envolvente, com acidez integrada.
    O vinho ideal para quem se inicia no universo dos vinhos,  Agradabilíssimo.
Nas próximas postagens, porque tenho muitas coisas para dividir com os amigos,  a respeito deste delicioso  evento, organizado pela Caroline Putnoki, que trouxe vinhos da França, para a nossa apreciação, vou falar dentre outras descobertas, de um vinho de ânfora, aliás o meu “début” no tema, em se tratando de vinhos de ânfora da França.

Aguardem, muita coisa bacana em breve.
Enoabraços,

2 comentários :

antonio cadete disse...


...Parece um mal-amado, mas gosto muito do Muscadet-sur-Lie,..mas ignoro se pode ser exportado !!11

Camila H. Coletti disse...

Olá Antonio, eu também curto o Muscadet, aliás curto um bom "sur lie" geralmente são especialíssimos!
Obrigada pela visita!
Enoabraços,
Camila