Novas expressões da Toscana desembarcam no Brasil

As minhas impressões sobre os novos vinhos toscanos, que farão parte de nossas taças.

O Terraço Itália, acolheu ontem (27) a apresentação de lançamento aos jornalistas, de dois vinhos toscanos ícones, da Ambrogio & Giovanni Folonari Tenute, que passaram a fazer parte do portfólio da Importadora Cantu.


Luiz André Batistello, embaixador dos vinhos italianos da importadora Cantu, apresentou aos jornalistas e especialistas presentes, o super toscano Il Pareto, e o Brunello de Montalcino La Fuga, ambos com “Tre Bicchieri”, no conceituado Guia Gambero Rosso.
Além dos ícones lançados, outros rótulos toscanos da Folonari completaram a bateria da degustação, seguida por jantar regado pelos vinhos.

Foram degustados:
  • Cabreo 2008 – La Pietra IGT
    100% Chardonnay
  • Campo Al Mare 2009 – Bolgueri Rosso DOC
    Merlot-Cabernet Sauvignon-Cabernet Franc e Petit Verdot
  • Cabreo 2007 – Il Borgo IGT
    Sangiovese – Cabernet Sauvignon
  • Baia al Vento 2008 – Bolgueri Superiore Rosso DOC
    Merlot - Cabernet Franc - Petit Verdot
  • La Fuga 2008 – Brunello di Montalcino DOCG
    Sangiovese
  • Il Pareto 2009 – Toscana IGT
    Cabernet Sauvignon



Algumas das minhas impressões organolépticas, dos dois ícones:

La Fuga 2008 – Brunello de Montalcino DOCG Toscana - Itália

Indiscutivelmente um vinho intenso, que mostra força, mas tem a capacidade de ser sedutor, no nariz notas de frutas, alguma coisa de morangos, não os docinhos de agora (americanos) e sim os tradicionais  com aroma mais herbáceo, somadas a notas de cedro e balas de alcaçuz, que evoluem na taça, no fundo um certo floral muito discreto. Em boca aquele ataque macio, que aprecio, seguido imediatamente no caso deste vinho, de expressão mais pungente, mostrando belíssima acidez, que equilibra os 14,5º de álcool.  Taninos presentes, porém arredondados, sem excessos de exibicionismos e ótima persistência.
Um vinho bastante equilibrado, deve evoluir muito bem, nos próximos anos.

Il Pareto 2009 – Toscana IGT – Itália

Região de Greve in Chianti
Não posso negar que tenho uma queda por super toscanos, e este é um dos que me impressiona, especialmente pela expressão diferenciada da Cabernet Sauvignon, neste terroir.
Um vinho com muita fruta vermelha, enchendo a boca, algo como ameixas maduras no ponto e muito suculentas,  associadas a notas de especiarias suaves, em mescla não decifrável,  permeando todo o buquê do vinho e gerando uma combinação extremamente atraente. Em boca abre macio,  requintado e envolvente, se mantendo assim, por longo tempo, mostrando a potência com a devida classe, gosto disto!  Apresenta bela acidez, que se expressa com maestria, ou seja, sem parecer excessiva, embora esteja lá, marcando sua elegante presença. Os taninos mais exibidos que no vinho anterior, se mostram vívidos, alegres e festeiros, sem amargor, sem aspereza, nos remetem ao verdadeiro estilo da uva cabernet Sauvignon, quando tratada com carinho e respeito, podendo se expressar com suas verdadeiras habilidades. Fecha com belíssima persistência, completando o conjunto de um grande vinho, também acredito, que o tempo, lhe imprima ainda mais encantos.
Elegante e sedutor, como devem ser os cavalheiros.

Belíssima noite, vinhos com personalidade e sedução, ótima cia, sob a organização mais uma vez impecável, da  Alessandra Casolato - ch2a – Comunicação.

Você pode ter mais detalhes sobre os vinhos: Importadora Cantu

Enoabraços,

Camila H. Coletti

0 comentários :