Dica diretamente da minha adega

adega-camilahcoletti-vinho-e-delicias

Estocar vinhos em adega não climatizada por anos é possível? Leia a minha experiência.

Eu tenho uma adega climatizada para poucos vinhos e uma adega onde coloco todos os demais vinhos, tive a experiência de estocar vinhos por 6 anos, fora da adega climatizada, sem perda de qualquer de qualidade, o que me surpreendeu bastante, pois é sempre assinalado a questão da temperatura. Como não tenho uma adega climatizada grande, tive com o tempo que estocar na minha adega de casa que não tem climatização.
Recentemente abri vinhos que trouxe do Chile e estavam nela já há 5 anos, em perfeitas condições, tanto em aromas como em sabores e equilíbrio.

Mas como isto deu certo?

Analisei o que tenho e cheguei a algumas conclusões que repasso aos amigos.
Tenho um espaço exclusivo, um pequeno aposento com cerca de 1,40 x 1,60 m, ele não tem janelas e nenhuma parede dá para o exterior, ou seja não aquece com o sol, foi construído, já com o propósito de ser uma adega, não foi climatizado, e tem colmeias de cerâmica deste mesmo material de telhas. Os vinhos de guarda estão envoltos em papel de seda branco e colocados em cada colmeia, o chão é de pedra,  mantenho a porta entreaberta, não deixo passar nenhum produto com cheiro no local e nem próximo dele. O ambiente fica na penumbra, mas os vinhos estão em condições de menos luz ainda.

Condições gerais:

O ambiente é estável e calmo, e não existe nem muita oscilação de temperatura e nem de luminosidade.
No verão temperatura oscilando entre 20º a 23°
O restante do tempo abaixo de 20º, faixa de acordo com a estação,  chegando até o mínimo de 12º no inverno.
Ambiente em penumbra e os vinhos no escuro, dentro da colmeia.
Umidade do ar em torno de 75 a 85

Aqui funciona muito bem, a temperatura bem acima do indicado (até 15º) não se revela um problema, para vinhos que permaneceram mais de 5 anos, não abri um sequer, que estivesse com alterações, perceptíveis e com o olfato impecável, ponto que valorizo bastante, tenho privilégios de facilidades olfativas, em parte pela minha natureza e em outra pelo treino que priorizei nestes anos de dedicação ao universo do vinho.

Fica a dica, façam seus testes.

Quer ler mais sobre vinhos?


Enoabraços,

0 comentários :