Rivera - Puer Apuliae 2006



Enocolegas,
segue abaixo a ficha de degustação com os dados do vinho e minha análise com impressões, esta é mais uma experiência vínica que faço questão de dividir vocês, lembro a todos, que os vinhos escolhidos para comporem estas notas me trouxeram momentos degustativos agradabilíssimos, são vinhos que classifico "de especiais a especialíssimos".

Este vinho foi degustado no Grandi Marchi do Istituto del Vino Italiano di Qualitá, em São Paulo, evento primorosamente organizado por Alessandra Casolato, diretora da CH2A

Veja matéria sobre o evento e outros vinhos degustados na ocasião, AQUI




Rótulo: Puer Apuliae 
Produtor: Rivera
País: Itália
Região: Castel del Monte Nero de Troia DOC - Colinas de Murgia - Púglia
Safra: 2006
Álcool: 13,5%
Assemblage: Não
  • 100% Nero di Troia

  • OBS: Maceração em tanques de aço por 20 dias, com frequentes bombeamentos e "delestage", faz malolática e matura por 14 meses em carvalho francês. Não é estabilizado e nem filtrado, passando por 9 meses de envelhecimento em garrafa antes do lançamento.

Notas de Degustação:

Vinho tinto rubi profundo brilhante de alta intensidade, muitas lágrimas com presença de antocianos, observa-se halo de aquoso, já com leve tendência para o âmbar.
Franco, com forte presença olfativa, apresentando  frutas escuras maduras, em especial amoras, especiarias, algo lembrando alcaçuz e cedro.

Seco, ataque macio revelando a seguir, acidez e taninos robustos, nada de amargor, retrogosto exótico, confirmando o cedro e a fruta.
Vinho corpulento, sensual,  surpreendente para mim, que desconhecia a expressão intensa tanto em  nariz como em boca desta uva,  nero di troia. Excelente vinho e embora mostre no visual alguns sinais de evolução, pela presença dos taninos e corpulência eu considero que terá uns bons anos ainda de garrafa, até atingir seu potencial máximo. Muito especial, delicioso! 
Por Camila H. Coletti, degustado em: 20  de junho de 2012 


Recomendações:
·         Temperatura de Serviço: em torno de 20°


 Caso queiram conhecer algumas de minhas notas de degustação,  
visitem os links:

 Enoabraços,

2 comentários :

Unknown disse...

SEMPRE MUITO EXATAS TUAS PONDERAÇÕES !!!
AGRADECEMOS E APROVEITAMOS TUAS DICAS !!!!!
CHIN CHIN !!!!!!!!!!!!!!!

Camila H. Coletti disse...

Obrigada pelos elogios e visita, fico contente que tenha apreciado.
Abraços e volte sempre!