Gold Label Tokaji Aszu 6 Pottonyos - Royal Tokaji Wine Company


Enocolegas, 
mais uma experiência vínica que faço questão de dividir com todos vocês, segue abaixo a ficha de degustação com os dados do vinho e minhas impressões, lembro a todos que os vinhos aqui citados me trouxeram momentos degustativos agradábilíssimos, e foram considerados:
"de muito especiais a especialíssimos (o que eu chamaria de momentos com os Deuses)" 
e foram degustados em condições satisfatórias de análise e os que  não estão citados na Vinho e Delícias, ou não foram degustados com o propósito e condições de análise, ou não me cativaram especialmente, dentro do estilo do vinho degustado, ou ainda, considerei que talvez não estivessem num bom momento por problemas na adegagem, no transporte, ou da garrafa, como por exemplo apresentar o bouchonné.
Caso queiram conhecer as outras notas minhas de degustação, 
visitem os links:




Rótulo: Gold Label Tokaji Aszu 6 Pottonyos
Produtor: Royal Tokaji Wine Company
País: Hungria
Região: Tokaj
Safra: 2006
Álcool: 9%
Assemblage: porcentagens não informadas
·  Furmint    
·  Harslevelu      
·  Muscat Yellow    
OBS: As bagas aszú (uvas botrytizadas), são acrescentadas nos moldes do estilo Tokaji, neste caso foram utilizados 6 puttonyos (cestos especiais para as bagas aszú), para cada 140 litros de vinho base superior, realizando-se a seguir a segunda fermentação. O vinho foi envelhecido em carvalho por 2 anos e meio antes do engarrafamento que ocorreu em 1 de julho de 2009.
Acidez: 11,2 g/l
Açúcar: 203 g/l


Notas de Degustação:
Vinho branco de belíssimo tom dourado escuro, límpido, translúcido, podendo-se observar lágrimas lentas nas paredes da taça. No olfato, franco, complexo e intenso, notas de nozes, caramelos, pêssegos ácidos em calda, envolvidas por inusitadas nuances de marron glacê. Um delicioso exercício dos sentidos, na boca se revela perfeito com equilibradíssima relação entre a acidez e a doçura. Finaliza com delicioso retrogosto de damascos e belíssima persistência.Intenso, elegante, requintado e surpreendentemente fresco, um vinho que apesar de um alto grau de açúcar, mantem-se refrescante e nada enjoativo, coisa comum em vinhos doces de pouca acidez, aliás este é exatamente, o diferencial de um vinho botrytizado de boa qualidade.
Mais um vinho que merece o lugar na minha caixa de recordações vínicas

Por Camila Helena degustado em:  8 de feveveiro de 2012 



Recomendações:
·         Temperatura de Serviço: 8° a 11°

Veja outros vinhos da Hungria (tokajis/tokay) AQUI 
 Importadora: Inovini antiga Aurora

0 comentários :