Conhecem o espaço Casa Aurora em São Paulo?

aurora-3-vinho-e-delicias
Um pequeno oásis com as borbulhas e aromas do sul, no coração de Sampa (São Paulo). Fui convidada a conhecer e degustar, os rótulos da Cooperativa Vinícola  Aurora, em São Paulo e não imaginava que havia um espaço tão agradável e aconchegante,  projetado para degustações oferecidas aos especialistas, profissionais da área e aos jornalistas.
Não é loja e nem faz venda direta, é um espaço reservado para degustações de convidados.

Degustei vários rótulos da linha,  elaborados pela empresa, alguns eu já conhecia, como o espumante 100% chardonnay, que aprecio muito e degusto no meu dia a dia, e  já recomendei aqui, no Vinho e Delícias e outros, que tive a  oportunidade de conhecer nesta visita, como por exemplo o vinho TOP da empresa, o Millésime Cabernet Sauvignon 2009, (R$ 63,35 na loja direta indicada no site da Vinícola Aurora) elaborado somente em anos com safras especiais, sendo esta a 6ª edição desta linha de vinho, a primeira em 1991 seguido de 1999, 2004, 2005, 2008. É um varietal com 100% Cabernet Sauvignon, e passagem de 12 meses por barricas de carvalho francês e americano.



Mas conversando um pouco sobre a empresa, vocês já pararam para observar o logo da empresa?
vinhos-Aurora-imagem-1
A família de camponeses levando sua produção de uvas para ser vinificada, muito expressiva esta cena,  cena histórica, que retrata certamente, o que foi no passado, a rotina de muitos de nossos imigrantes italianos, que vieram aqui para o Brasil, formar a sociedade brasileira.
De alguma maneira, ao degustarmos os vinhos da cooperativa, degustamos um pouco da história vínica brasileira, da construção do país e da memória de todos nós, especialmente, para os que como eu, são descendentes de italianos.  Acho que não poderia haver imagem mais significativa, para os rótulos dos vinhos,  como veem abaixo,  a família de vinicultores está no rótulo do Millèsime e em alguns outros produtos, o pequenas partilhas e a linha reserva, pelo que observei.  Agora quando você passar no supermercado, vai reconhecer a família e se lembrar da nossa conversa,  aqui no Vinho e Delícias, é diferente falar de um vinho, que muitos de vocês, poderão encontrar em vários mercados pelo país e para quem está fora do Brasil, haverá a oportunidade de encontrá-lo em vários países.
A Cooperativa Vinícola  Aurora, sendo uma cooperativa, agrega vários produtores de uvas, dela participam, 1100 famílias associadas, que produzem cerca de 50 milhões de quilos de uvas, por ano. Instalada em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul é a primeira empresa de vinhos brasileira, a ter certificação ISO, é também a maior vinícola do Brasil e a mais premiada, com mais de 300 medalhas.

Produção anual de uvas: 50 milhões de litros.
Área plantada: 2.800ha
Produção anual de vinhos e derivados: 38 milhões de litros.
Área Construída: 110.000m2
Capacidade de armazenamento de vinho: 70 milhões de litros.
Número de funcionários: 340

Sinceramente fiquei curiosa, para conhecer de perto este mundo, já visitei a Aurora, como turista na época, a sede aberta às visitações, mas não visitei os campos e os produtores, está ai um bom projeto, conhecer e conviver com este universo, iniciado a partir de 16 famílias, descendentes de imigrantes da Itália, que em 1932, se uniram para dar início a este, que é hoje, o maior empreendimento do estilo, aqui no Brasil. Seria interessante, conhecer os descendentes destas  famílias, suas ideias atuais e um pouco do passado de seus ancestrais.
Como gosto de ser muito precisa nas informações,  e ilustrar minhas pesquisas, com imagens, serei obrigada a não mais me alongar nesta matéria, para não correr o risco de entediá-los…rs,  mas prometo, para breve, aqui no Vinho e Delícias, um apanhado sobre os vinhos que eu selecionei como especiais, degustados neste dia.
Por agora as minhas Notas de Degustação do Cabernet Sauvignon Millèsime 2009, já no Vinho e Delícias

Vinícola Aurora: www.vinicolaaurora.com.br

Enoabraços,

0 comentários :