Espumantes Adolfo Lona, duplamente premiados, no 1º Festival de Espumantes SBAV-SP

Os espumantes de Adolfo Lona, são agraciados com a premiação máxima, tanto pelo júri especializado, como pelo júri popular.
Como sabem, eu divulguei aqui no Vinho e Delícias,  aconteceu no dia 29 de novembro o 1º Festival de Espumantes Nacionais da SBAV-SP, no Hotel Maksoud Plaza, onde foram realizados dois concursos, um que contou a apreciação de especialistas, e outro, que aconteceu por votação popular, pelo gosto pessoal, e em ambos, o resultado premiou a qualidade, dos espumantes elaborados em Garibaldi, Rio Grande do Sul,  pelo enólogo Adolfo Lona.
O Adolfo Lona Orus Rosé Pas Dosé (açúcar zero) fica em primeiro lugar para o júri especializado, juntamente com o espumante Gerações da Salton, sobre o qual escreveria também, mas ainda não tive a oportunidade de degustá-lo, pois não levaram o suficiente no evento, assim os comentários sobre ele, ficarão para uma próxima ocasião, após eu tê-lo conhecido.
O Adolfo Lona Orus Rosé Pas Dosé ao contrário, eu havia inclusive, estado no lançamento do último lote, o 2013 que foi apresentado em São Paulo para a mídia especializada, evento, que aconteceu, em 10 de outubro, no Rascal.
“Minhas impressões sobre o Orus: Eu nutria muita curiosidade sobre o espumante Orus e não me decepcionei, o espumante é integradíssimo, com perlage intensa, de bolhas minúsculas, perfeitas, complexo no aroma, com notas delicadas, mesclando maças e florais, com as nuances de panificação. Apresenta belíssima acidez, em frescor absoluto, formando um conjunto extremamente sedutor.”
O júri popular, selecionou dentre os participantes, o espumante Adolfo Lona Brut Rosé, que é um dos meus prediletos no método charmat, também muito cativante, com muitas frutas vermelhas, morangos e maças e adorável encantamento.
Júri especializado:
Didú Russo – Site Didú Russo
Eduardo Viotti - Revista Vinho Magazine
Jorge Carrara - Revista Prazeres da Mesa e site Basilico
José Luiz G Pagliari - SBAV-SP
José Maria Santana - Revista Gosto
Márcio Oliveira - ABS-Minas e Vinotícias
Maurice Bibas - Revista Prazeres da Mesa
Rodrigo Mammana - SBAV-SP
Sílvia Mascella Rosa - Revista Adega
Suzana Barelli - Revista Menu
Walter Tommasi - Revista Go Where.
Júri popular, aberto aos participantes do evento.

Fichas dos vinhos:

Adolfo Lona Orus Rosé Pas Dosé 
Método Tradicional ou mais conhecido como Champenoise, o método desenvolvido em Champagne e utilizado em 100% dos Champagnes (França), Cavas (Espanha) e Franciacortas (Itália).
Lote 2013, contendo 628 garrafas numeradas
Álcool: 12,2º
Açucares: zero
Uvas: Chardonnay, Pinot Noir e uma pequena parcela de Merlot, vinificado em rosado.
Ciclo de produção de 24 meses, 12 repousando sobre as leveduras e 12 de maturação em garrafa, pós rolhagem definitiva.
Preço: R$ 128,25
Adolfo Lona Brut Rosé 
Método Charmat
Uvas Chardonnay e Pinot Noir. Ciclo total de produção 180 dias.
Açucares: 8 gramas
Preço: R$ 40,95
Serviço:
Adolfo Lona
Distribuidor em São Paulo:
Diego Graciano: Contato: (11) 95133-4000
Enoabraços,

0 comentários :