Cuidado com isto, pois ao contrário do que o termo sugere, o néctar de fruta, não tem nada a ver, com a impressão, que o nome passa, como se fossem frutas super selecionadas e então o resultado disso, seria um suco especial, não é, ao contrário, observem que o chamado de néctar de uva, contém apenas, cerca de 30% de suco da fruta.
Em palestra ministrada pela Dra. Caroline Dani – Doutora em Biomedicina e estudiosa do suco de uva Brasileiro, na minha estada no Vale dos Vinhedos, pudemos obter muitas informações, que irei passando aos enocolegas, aqui do Vinho e Delícias.
Vamos começar entendendo às diferenças entre os sucos:
- O suco de verdade, elaborado de 100% de uva, sem adição de açúcar e nem de água
= Suco integral de uva. É importante observar, a existência da palavra integral, pois ela fará toda a diferença, é como se você tivesse comprado cerca de 2 kg de uvas frescas, batido no liquidificador sem água, e depois coado, o que daria em torno de 1 litro de suco. Este é o suco integral. Não contém sódio. Com milhões de benefícios à saúde, comprovados cientificamente, falarei do tema em breve. - Suco que foi desidratado, para conservação por mais tempo e reidratado para a comercialização, pode conter açúcar e contém sódio.
= Suco de uva reconstituído - O produto com 30% de suco de uva e o restante, água e açúcar
= Néctar de uva
Existem também os que tem agentes artificiais, com poucos ou nenhum benefício à saúde, funcionando apenas para a hidratação do organismo.
Refresco de uva com até 30% de suco de uva, adoçado, colorido e aromatizado artificialmente.
Pós para refresco, este então pode nem conter uva, geralmente é totalmente artificial.
CUIDADO!!!
Pela legislação o chamado “néctar” deveria conter 50% de suco de uva, no entanto por exemplo a Del Valle, pertencente à Coca-Cola, adiciona ao seu “néctar” apenas 30% de suco, sendo que em outras partes do mundo, trabalha com 50% de suco, e se recusa a regularizar a situação aqui no Brasil.
Então pessoal fiquem longe do Del Valle, eles tem um prazo de mais 2 anos, para regularizar esta situação.
Finalizando, escolham sempre o suco de uva integral, que é 100% suco, e portanto oferecem todos os benefícios à saúde, se você quiser diluir depois, fica a seu critério, mas o indicado para a saúde seria a ingestão de pelos menos 300 ml de suco puro do suco integral.
O sul do país, a serra gaúcha é responsável por cerca de 85% do suco de uva produzido no país.
Vários produtores de vinhos tem sucos integrais, eu andei ontem (25/02/2014), aqui pelo Extra da minha região em SP e encontrei vários deles, os preços variam, mas se pode encontrar garrafas de 1 litro e meio, por cerca de 13 reais, se der uma pesquisada por ai, pode-se encontrar por menos.
Alguns exemplos mais conhecidos de bons sucos integrais:
Perini, Cristófoli, Aurora, Salton, Casa Madeira (Valduga), Garibaldi, Nova Aliança e vários outros.
Quer saber mais? http://www.sucodeuvadobrasil.com.br/
Agora eu vou buscar o meu suco... rebaterei os radicais livres por todos os lados, com o vinho e com o suco integral de uva puríssimo!!! Imersão anti-idade...;-)
Enoabraços,
2 comentários :
Nossa, nem fazia ideia! Muito boas essas informações... Obrigada!
E boicote à Del Valle!!!! haha
É isso ai Lô, vamos exigir o melhor para todos nós... Afinal estamos no Brasil e temos a oportunidade de consumir o melhor suco. Que não tentem nos enrolar ;-)
Obrigada por visitar o Vinho e Delícias!
Postar um comentário