Um envolvente Riesling Kabinett do Mosel



Gosto de iniciar degustações com  Rieslings, sou apaixonada por bons Rieslings,  da uva Riesling Renana, atentem que não é o Riesling Itálico, bastante usado no Brasil na produção de espumantes.
Já escrevi sobre isto aqui no Vinho e Delícias, links abaixo.

Riesling Renana
Riesling Itálica


Desta vez,  foram degustados 6 rieslings, do Mosel, do Kabinett  ao Auslese (nível de açúcar no mosto) e hoje escolhi este, um Kabinett de classificação Prädikatswein, para dividir as notas de degustação com os enocolegas aqui no Vinho e Delícias.

Notas de Degustação de vinho:

Rótulo:Wehlener Sonnenuhr Selbach-Oster
Riesling Kabinett 2008

Classificação: Prädikatswein / Kabinett
Produtor: Selbach-Oster
País: Alemanha
Região: Mosel
Safra: 2008
Álcool: 12º
Assemblage: 100% Riesling
OBS: Proveniente da parte rochosa do vinhedo Zeltinger Sonnenuhr, no Mosel. Fermentação tradicional com controle de temperatura e não passa por madeira.
Temperatura ideal de serviço: 9º a 11º

Notas de Degustação:

Vinho branco, de amarelo claríssimo, límpido transparente e brilhante, no nariz franco, com impressionante mineral, associado a notas de mel e traços que lembram tamarindos, que eu adoro,  logo vocês notarão, minha paixão por frutas exóticas,  uma das minhas coleções sensoriais que acesso,  da minha memória olfativa, quando analiso vinhos. 
Na boca meio doce, classificarei assim porque não usarei o termo suave, definido no catálogo da importadora, pois aqui no Brasil o termo é pejorativo, associado aos vinhos populares de mesa, de uvas não vitiviníferas que tem o açúcar adicionado, o que não é de forma alguma, uma prática aceita no mundo dos vinhos finos, o açúcar deve ser, desenvolvido no próprio processo de elaboração do vinho.
Na boca revela deliciosa e instigante combinação de acidez e doçura, a doçura que encanta com a acidez travessa que revitaliza a alma… combinação perfeita.
Um espetáculo, só de lembrar deu saudades de tê-lo na taça.

Importadora: Vinci

Enoabraços,

0 comentários :