O sonho dos aromas e sabores bordaleses em terras toscanas

tenuta-san-guido-87-d

Uma declaração de amor do  Marchese Mario Incisa della Rocchetta,  pelos sabores de  Bordeaux que tem espalhado fascínio pelo  mundo.
Bolgueri Sassicaia, da Tenuta San Guido, o primeiro dos vinhos a ser conhecido por “supertoscano”, cortes com a introdução das forasteiras uvas de Bordeaux, em geral, cabernet sauvignon, cabernet franc ou merlot , nas belíssimas terras toscanas.

De  clones importados do Château Lafite, plantados a partir de 1944,  nas proximidades de Livorno, na costa sul da belíssima Toscana, a façanha iniciou-se oficialmente, a região,  foi escolhida por similaridade, com a região de Graves em Bordeaux, fator que definiu o nome do vinho Sassicaia, que significa lugar pedregoso, e nele foram introduzidas as mudas de  Cabernet Sauvignon, em 1944, pelo Marchese Mario Incisa della Rocchetta, que tinha o sonho de elaborar na Itália, um vinho com a elegância e raça de um Grande Cru de Bordeaux. O Marchese era criador de cavalos de raça, e inicialmente pensava em produzir vinhos apenas para o consumo da família. Sonho mais do que realizado.  Em 1971 a safra de 1968 foi apresentada ao mundo, dando nascimento aos chamados supertoscanos, sua fama passou a ser indiscutível, quando um certo crítico de vinhos lhe atribuiu, à safra 1985,  em uma degustação às cegas espetaculares 100 pontos, achando que se tratava do Mouton-Rotschild 1986. O crítico era Robert Parker e o vinho, ganhou fronteiras.  
É interessante salientar que inicialmente estes vinhos, que tinham em seu corte as uvas forasteiras, foram enquadrados como “Vino de Távola”, ou seja vinho de mesa, a mais baixa classificação que um vinho pode ter na Itália, pois desrespeitavam a tradição da região, e a legislação, ou pelas as uvas e/ou pelas técnicas utilizadas. Não vamos esquecer que Toscana é terra de Sangiovese.
 
tenuta-san-guido-2-vinho-e-delicias
 
O Sassicaia foi o primeiro supertoscano e é o único vinho em toda Itália a ter a uma DOC Denominazione di Origene Controllata própria, a D.O.C. Sassicaia Bolgueri  que atende a somente a ele.
 
Bolgheri_LargeMap_editedSmall
 
OBS: No mapa acima, os principais vinhos da região, com uma referência de preço em dólares, no mercado americano. O Sassicaia está no Brasil, importado pela Ravin.
 
Em breve as notas de degustação do vinho Bolgueri Sassicaia,  aqui no Vinho e Delícias.

Enoabraços,
 

0 comentários :